Moraes marca julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível

O julgamento se refere à reunião em que Bolsonaro convocou embaixadores e proferiu ataques ao STF, ao TSE e às urnas eletrônicas

Bolsonaro pode ser tornar inelegível por conta do episódio com os embaixadores | Sérgio Lima / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcou para o dia 22 de junho, a data do julgamento de uma das ações que podem tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível. A ação entrou na pauta de julgamento após a liberação do relator, ministro Benedito Gonçalves, na última quinta-feira, 1º de junho.

O julgamento pautado pelo ministro do TSE é a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que se refere à reunião que Bolsonaro convocou com embaixadores, no palácio do Planalto, no dia 18 de julho de 2022, e proferiu ataques ao STF, ao TSE, às urnas eletrônicas e colocou em dúvida a lisura do processo eleitoral brasileiro, sem apresentar nenhuma prova.  

O Ministério Público Eleitoral (MPE) já se manifestou favorável quanto à inelegibilidade de Bolsonaro em relação a este episódio. O MPE recomendou que o ex-presidente seja impedido de concorrer a cargos públicos até 2030, pois no entendimento do MP o episódio com os embaixadores teria caracterizado abuso de poder político.

O parecer do MPE, assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, aponta que em seu discurso o ex-presidente atacou as instituições eleitorais, e que sua ação serviu para abalar a confiança da população quanto à segurança do sistema eleitoral brasileiro. Além disso, apontou que houve uso indevido dos meios de comunicação, abuso de autoridade, abuso de poder político e desvio de finalidade

A ação que questiona a conduta do ex-presidente frente aos embaixadores foi movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), que alega que Bolsonaro se utilizou a condição de presidente da República para se reunir com embaixadores que estavam presentes no país e, fazendo uso da máquina pública, como as dependências do palácio do Planalto e o aparato de comunicação do governo federal, como a TV Brasil, proferir acusações infundadas e sem provas questionando a segurança do sistema eleitoral brasileiro.

Logo após essa reunião com os embaixadores, diversos partidos políticos, assim como o MPE, apresentaram representações contra Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o então presidente fosse punido e para que os vídeos com o conteúdo da reunião fossem excluídos da internet. O que acabou sendo acatado pelo TSE em decisão proferida no mês de agosto de 2022. O ex-presidente responde ainda a outras quinze ações no TSE que podem, em último caso, torná-lo inelegível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES