Moraes multa Telegram em 1,2 mi por não bloquear conta de Nikolas Ferreira

No dia 11 de janeiro, o ministro ordenou o bloqueio de contas no aplicativo do deputado eleito e de outros influencers alinhados ao bolsonarismo

Moraes multa Telegram por não bloquear conta de Nikolas Ferreira | Abrahão Bruck/CMBH e Nelson Jr./SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, aplicou multa no valor de R$ 1,2 milhão ao Telegram por descumprir a decisão  de bloquear um canal do deputado eleito Nikolas Ferreira (PL-MG).

Ministro Alexandre de Moraes multa Telegram por não bloquear  Nikolas Ferreira Foto: Abrahão Bruck/CMBH e Nelson Jr./SCO/STF

No dia 11 de janeiro, Moraes ordenou o bloqueio de contas no aplicativo do deputado eleito e de outros influencers alinhados ao bolsonarismo, por incentivo aos atos violentos realizados nos três Poderes, em Brasília, no início do mês.

O Telegram informou ao Supremo que cumpriu parte da decisão. Mas, em relação ao parlamentar eleito, pediu que a decisão fosse reconsiderada pelo ministro.

Moraes afirmou que "não há qualquer justificativa para o parcial descumprimento da decisão judicial proferida nestes autos". 

"A rede social Telegram, ao não cumprir a determinação judicial, questiona, de forma direta, a autoridade da decisão judicial tomada no âmbito de inquérito penal, entendendo-se no direito de avaliar sua legalidade e a obrigatoriedade de cumprimento", escreveu o ministro. 

O ministro afirmou ainda que o aplicativo de mensagens "deve respeitar e cumprir, de forma efetiva, comandos diretos emitidos pelo Poder Judiciário".

Moraes acrescentou que a liberdade de expressão é um princípio constitucional, mas não pode ser usada como um escudo para a realização de crimes.

"A liberdade de expressão é consagrada constitucionalmente e balizada pelo binômio liberdade e responsabilidade, ou seja, o exercício desse direito não pode ser utilizado como verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas. Não se confunde liberdade de expressão com impunidade para agressão", pontuou.

Moraes também negou que o bloqueio do aplicativo seja uma "censura prévia".

"A presente medida não configura qualquer censura prévia, vedada constitucionalmente mesmo porque não há qualquer proibição dos investigados em manifestarem-se em redes sociais ou fora delas, como vários continuam fazendo, não raras vezes repetindo as mesmas condutas criminosas."

O ministro explicou que a medida tem como objetivo evitar que novas "manifestações criminosas" ocorram.

"Os bloqueios das contas de redes sociais determinados nestes autos, portanto, se fundam na necessidade de fazer cessar a continuidade da divulgação de manifestações criminosas, que, em concreto, materializam as infrações penais apuradas neste inquérito e, que continuam a ter seus efeitos ilícitos dentro do território nacional, inclusive pela utilização de subterfúgios permitidos pela rede social Telegram."

Para o ministro, a atuação do Telegram – de intencionalmente descumprir a decisão – apontou para uma "colaboração indireta" do aplicativo para a "continuidade da atividade criminosa".

"O descumprimento doloso pelos provedores implicados indica, de forma objetiva, a concordância com a continuidade do cometimento dos crimes em apuração, e a negativa ao atendimento da ordem judicial verdadeira colaboração indireta para a continuidade da atividade criminosa, por meio de mecanismo fraudulento".

O valor foi fixado em R$ 1,2 milhão porque o ministro calculou os 12 dias em que a ordem foi descumprida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES