Moraes tomou 6 mil decisões sobre 8 de janeiro; STF julga 146 réus até abril

Foram abertas 1.345 ações penais. Há outras 1.113 suspensas, no entanto que deverão ser julgadas até o fim do ano.

Moraes tomou 6 mil decisões sobre 8 de janeiro. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do STF - Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, tomou mais de 6,2 mil decisões nos processos relativos aos atos golpistas de 8 de janeiro. O balanço foi divulgado neste domingo (07) pelo gabinete do ministro. Além disso, 146 réus ainda serão julgados até abril deste ano.

Desde setembro de 2023, a Corte já condenou 30 pessoas acusadas de envolvimento nos atos antidemocráticos. Recentemente, o STF ordenou a execução da primeira pena — a do condenado Matheus Lima de Carvalho Lázaro. Foram abertas 1.345 ações penais. 

Em agosto, membros da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal foram denunciados por, segundo o Ministério Público, terem conhecimento prévio dos riscos de atentados aos Poderes da República em 8 de janeiro de 2023. Em dezembro, a primeira acusação da PGR contra um financiador foi apresentada à Corte, envolvendo um residente de Londrina (PR) que teria fornecido auxílio material ao grupo responsável pela invasão de prédios públicos em Brasília. 

Conforme a denúncia, o acusado é suspeito de fretar quatro ônibus por contratos de até R$ 59,2 mil, organizando e mobilizando as pessoas envolvidas nos atos. As denúncias ainda aguardam julgamento no Supremo Tribunal, onde a admissibilidade será decidida pelos ministros. Se aprovada, os acusados se tornarão réus; caso contrário, os casos serão arquivados.

ACORDOS DE NÃO-PERSECUÇÃO

Há casos que foram interrompidos porque o STF validou o acordo de não-persecução penal firmado entre a Procuradoria-Geral da República e réus. 

Conforme o julgamento, os acusados deverão confessar os crimes e cumprir uma série de condições, resultando na possibilidade de fim da punição.

No entanto, o acordo só foi oferecido aos réus que estavam acampados nas frentes dos quartéis, pois não participaram da invasão e destruição na Praça dos Três Poderes. 

Condições:

  • prestar 300 horas de serviços à comunidade ou a entidades públicas;
  • não cometer delitos semelhantes nem serem processados por outro crime ou contravenção penal;
  • pagar multa;
  • participar, presencialmente, de um curso sobre Democracia, Estado de Direito e Golpe de Estado

Além destes, está o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que chegou a ser afastado do cargo na época.

(Com informações do G1)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES