Moro defende Deltan em Marcha para Jesus e pede orações 'para ter justiça'

Segundo ele, o ex-deputado foi cassado porque o Brasil “vive uma fase de ódio no coração e mente de algemas pessoas”

Moro defende Deltan em Marcha para Jesus e pede orações 'para ter justiça' | Reprodução/Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador e ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (União-PR) defendeu o ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) em discurso na Marcha para Jesus na manhã deste sábado (20), em Curitiba, no Paraná. Moro discursou em cima de um carro de som, ao lado de Deltan. Segundo ele, o ex-deputado foi cassado porque o Brasil "vive uma fase de ódio no coração e mente de algemas pessoas". 

O senador também pediu orações. "Não só pra que nós possamos ter justiça na Terra em relação ao Deltan, mas também para afastar das sombras os corações e mentes de Brasília", afirmou. "Deltan é a pessoa mais honrada que eu conheço, uma das melhores pessoas que já conheci. E eu digo isso sem ser um amigo próximo dele, digo isso pela admiração profissional pelo trabalho que ele fez nesse país, o quanto ele se dedicou a esse país, quantos riscos ele assumiu.", disse o senador.

Na terça-feira (16), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou o registro da candidatura de Deltan. O tribunal determinou a perda do mandato do deputado com base na Lei da Ficha Limpa. A decisão foi por unanimidade. O tribunal entendeu que Deltan, ao deixar o cargo de procurador da República tendo 15 pedidos de abertura de processo administrativo contra ele, fraudou a aplicação da Lei da Ficha Limpa. A lei diz que membros do MP (Ministério Público) e juízes que deixarem a carreira enquanto forem alvos de processos administrativos ficam inelegíveis por oito anos.

O tribunal seguiu o voto do relator, ministro Benedito Gonçalves. "Em outras palavras, quem pretensamente renuncia a um cargo (direito a princípio conferido pelo ordenamento jurídico), para, de forma dissimulada, contornar vedação estabelecida em lei (impossibilidade de disputar eleição para o cargo de presidente de tribunal), incorre em fraude à lei", disse o ministro do TSE.

Moro já respondeu a processo por motivo semelhante, deixar a magistratura para fugir de processo administrativo. Mas foi absolvido por unanimidade. O senador ainda responde a outra ação no TSE, movida pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e do segundo colocado na disputa pelo Senado no Paraná, Paulo Martins. O PL aponta inconsistências na prestação de contas da campanha de Moro, como falta de comprovante de origem de dinheiro, além de omissão de receitas e de gastos. O senador nega as acusações e teve o registro autorizado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná.

(Com informações da Folhapress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES