Morre o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, aos 86 anos

Paolinelli estava internado em estado grave no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte

Morre o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, aos 86 anos | Divulgação/Abramilho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, faleceu aos 86 anos nesta quinta-feira (29). Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), entidade que Paolinelli presidia, ele enfrentou complicações após passar por uma cirurgia para implantação de uma prótese no fêmur, e permaneceu internado por quase 30 dias no Hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte.

“Paolinelli foi uma figura ímpar no campo da agricultura brasileira, deixando um legado significativo para o setor. Sua trajetória exemplar como engenheiro agrônomo, pesquisador e líder inspirou gerações de profissionais e contribuiu de forma inestimável para o desenvolvimento agrícola do país”, destacou a associação, em nota de pesar.

Nascido em 10 de julho de 1936 em Bambuí, Minas Gerais, Alysson Paolinelli deixou sua cidade natal aos 15 anos para cursar o ensino médio em Lavras. Foi lá que ele também se formou em engenharia agrônoma pela Escola Superior de Agricultura de Lavras. Em 1971, recebeu o convite para assumir a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, enfrentando o desafio de implementar uma nova matriz produtiva no estado.

Morre o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, aos 86 anos -  Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Alysson Paolinelli assumiu o cargo de Ministro da Agricultura durante o governo de Ernesto Geisel em março de 1974, inaugurando um período de políticas voltadas para o setor e o desenvolvimento da região Centro-Oeste do Brasil. Durante seu mandato, ele deu prioridade à ciência e promoveu a estruturação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que havia sido criada na gestão anterior do ex-ministro da Agricultura Cirne Lima, em 1972.

Além de suas realizações no âmbito político, Alysson Paolinelli recebeu em 2006 o reconhecimento pelo seu trabalho no estudo do potencial agrícola do Cerrado, em associação com a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável, sendo agraciado com o prêmio World Food Prize.

Em 2012, Paolinelli fundou o Fórum do Futuro, uma iniciativa dedicada ao debate sobre o desenvolvimento sustentável, com ênfase em inovação, tecnologia e pesquisa. Ele também liderava o Projeto Biomas Tropicais, que propõe uma abordagem inovadora para a produção de alimentos, priorizando a base científica na definição dos limites de uso sustentável dos recursos de cada bioma, antes de sua exploração econômica.

Nas redes sociais, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lamentou a morte do ex-ministro e se referiu a Paolinelli como um dos maiores nomes da agricultura brasileira. 

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, também lamentou a morte de Paolinelli. No Twitter, ele postou que o ex-ministro deixa um legado inquestionável “que supera barreiras do tempo e deixa sua marca eternizada”. “Seu trabalho fez nascer no país uma das maiores potências agropecuárias do mundo. Mais que isso, seu legado alimenta as famílias e a ciência”, escreveu Fávaro.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES