Morre o ministro aposentado do STF Sepúlveda Pertence, aos 85 anos

Pertence foi nomeado ministro do Supremo em 4 de maio de 1989, pelo ex-presidente José Sarney

Sepúlveda Pertence durante julgamento do mérito do habeas corpus preventivo do então ex-presidente Lula | José Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na madrugada deste domingo (2), faleceu o ex-ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, José Paulo Sepúlveda Pertence, em decorrência de insuficiência respiratória. O velório ocorrerá no salão branco do STF nesta segunda-feira (3), a partir das 10h, e o sepultamento será na ala dos pioneiros do Cemitério Campo da Esperança em Brasília, às 16h30.

Sepúlveda Pertence foi nomeado como ministro do Supremo Tribunal Federal em 4 de maio de 1989, pelo ex-presidente José Sarney, ocupando a vaga deixada pela aposentadoria do ministro Oscar Corrêa. Sua posse no cargo ocorreu em 17 de maio do mesmo ano. Pertence solicitou sua aposentadoria em 17 de agosto de 2007.

Sepúlveda sofria de problemas pulmonares devido ao hábito de fumar ao longo de praticamente toda a sua vida, incluindo o uso de cachimbo. Ele estava hospitalizado há uma semana. O renomado jurista sempre esteve presente nos eventos do Supremo Tribunal Federal e era recebido com entusiasmo e carinho pelos ministros da Corte.

No Twitter, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou: "É triste a notícia da partida de José Paulo Sepúlveda Pertence, um dos maiores que já passaram pelo STF. Brilhante, íntegro e adorável, influenciou gerações de juristas brasileiros com sua cultura, patriotismo e desprendimento. Fará imensa falta a todos nós".  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES