Morte de senador adia CPI dos Cartões

As atividades legislativas foram suspensas, o que esvaziou os corredores do Senado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), decretou luto oficial na Casa Legislativa pela morte do senador Jonas Pinheiro (DEM-MT). As atividades legislativas foram suspensas, o que esvaziou os corredores do Senado nesta quarta-feira dia da semana que ? tradicionalmente, o mais movimentado na Casa. A suspens?o das atividades ? prevista pelo regimento do Senado ap?s a morte de parlamentares.

Por conta do luto, foram adiadas a instala??o da CPI mista (formada por deputados e senadores) dos Cart?es Corporativos e a sess?o conjunta do Congresso. O requerimento que instala formalmente a CPI deve ser lido amanh?. J? a sess?o conjunta do Congresso que votaria 13 mat?rias que tinham vetos presidenciais deve ficar para a pr?xima semana.

Ao chegar ao Senado nesta manh?, Garibaldi lamentou a morte do colega ao lembrar sua luta em defesa do agroneg?cio. "? um imenso pesar ao Senado a perda do senador Jonas Pinheiro. Era um homem simples, humilde, mas que sabia como ningu?m defender o agroneg?cio no Brasil. Ningu?m estudou mais esse problema do que ele", disse Garibaldi.

Na C?mara, os deputados tamb?m suspenderam os trabalhos em raz?o da morte de Jonas Pinheiro. Como o regimento da C?mara prev? a paralisa??o dos trabalhos com a morte de congressistas (deputados e senadores), os parlamentares decidiram suspender as atividades da Casa.

O empres?rio Gilberto Goellner (DEM-MT) ? o primeiro-suplente de Pinheiro, mas ainda n?o confirmou se assumir? a cadeira do colega. Goellner j? ocupou a cadeira de Pinheiro por quatro meses no ano de 2005, quando o titular se ausentou da Casa Legislativa para se submeter a exames m?dicos.

Senadores governistas e da oposi??o lamentaram a morte do colega esta manh?. Para o l?der do DEM no Senado, Jos? Agripino (RN), o senador "era o primeiro que se ouvia" quando o partido discutia quest?es ligadas ? agricultura. O l?der do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), disse que Pinheiro "era um homem not?vel nos debates sobre os grandes temas do setor agr?cola ao qual ele dedicava sua vida".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES