MP pede cassação de licença de funcionamento da Jovem Pan por desinformação

O órgão aplica pena de multa de R$ 13,4 mi e veiculação de matérias que destacam a credibilidade do sistema eleitoral

Avalie a matéria:
Jovam Pan é penalizada pela difusão de desinformação | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal de São Paulo a suspensão das licitações que autorizam o funcionamento da Rádio Jovem Pan. De acordo com o requerimento, a emissora cometeu "abusos sistemáticos e multifacetados" dos direitos de radiodifusão ao atentar contra o processo eleitoral em 2022, além de incitar a desobediência de leis e decisões judiciais e entrar em campanha de desinformação em massa.

Na ação, o MPF afirma que a emissora propagou conteúdos que tentaram, sem provas, descredibilizar a eficiência e segurança das urnas eletrônicas. "A Jovem Pan disseminou reiteradamente conteúdos que desacreditaram, sem provas, o processo eleitoral de 2022, atacaram autoridades e instituições da República, incitaram a desobediência a leis e decisões judiciais, defenderam a intervenção das Forças Armadas sobre os Poderes civis constituídos e incentivaram a população a subverter a ordem política e social", destaca o MPF.

Leia Mais

Os procuradores do órgão público solicitam também a aplicação de multa de R$ 13,4 milhões a títulos por violação da moralidade coletiva, além da obrigatoriedade, durante quatro meses, da veiculação de matérias informativas que reiteram a segurança do sistema eletrônico de votação.

"Com as informações falsas e sem fundamento que veiculou de maneira insistente, a Jovem Pan contribuiu para que um enorme número de pessoas duvidasse da idoneidade do processo eleitoral ou tomasse ações diretas como as vistas após o anúncio do resultado da votação, especialmente o bloqueio de estradas em novembro passado e o ataque de vandalismo em Brasília no dia 8 de janeiro", completa o texto divulgado pelo MP.

A Jovem Pan é uma das emissoras jornal de TV e rádio mais antigas do país, fundada em 1944. As sedes da empresa de conteúdo jornalístico estão localizadas em São Paulo e em Brasília e são retransmitidas para todo o território nacional por meios de canais filiados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES