MP-PI recomenda que a Lei da Ficha Limpa alcance servidores

O Ministério Público quer que seja controlada a nomeação para exercício de cargos comissionados da administração municipal.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Promotor de Justiça Antenor Filgueiras expediu recomendação ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo do município de Parnaíba, com orientações para a eficaz aplicação da Lei Complementar n° 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa.

O Ministério Público quer que seja controlada a nomeação para exercício de cargos comissionados da administração municipal, de modo que pessoas atingidas pelos artigos da lei não possam ser indicadas, e que sejam definidos critérios objetivos para a nomeação.

?Do mandamento nu- clear dos princípios da moralidade e da eficiência, é possível extrair a orientação da qual o gestor público, ao fazer o recrutamento dos servidores para cargos em comissão, deve observar, dentre outras qualidades, sua biografia, sua probidade e seu compromisso com a realização do bem comum, bem como sua postura pregressa diante do erário?, destaca o promotor de Justiça.

O objetivo principal é fazer com que a Câmara de Vereadores de Parnaíba elabore um projeto para regulamentar a aplicação da lei no âmbito do município, para garantir que pessoas condenadas por atos de improbidade administrativa ou por abuso de poder econômico e político sejam impedidas de exercer cargos públicos, até seis anos depois do julgamento definitivo.

A regulamentação deve surtir efeitos retroativos, atingindo também os atuais servidores da administração. Uma lei com o mesmo teor, de autoria do Executivo Municipal, tramita na Câmara de Vereadores de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES