MPF ingressa com ação contra 42 ex-agentes por tortura e mortes na ditadura

O objetivo da ação é buscar não apenas a responsabilização dos envolvidos, mas também promover medidas de reparação.

Indígena sendo transportado em pau de arara | Reprodução Jesco Puttmaker
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou uma ação judicial buscando a responsabilização civil de 42 ex-agentes envolvidos na ditadura militar brasileira, que perdurou de 1964 a 1985. Esses indivíduos são acusados de participação na morte ou desaparecimento de pessoas que se opunham ao regime militar. Dentre os citados na ação, encontra-se o ex-coronel do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, já falecido.

QUEM SÃO OS EX-AGENTES: A documentação entregue pelo MPF ao poder judiciário destaca 26 ex-membros do DOI-Codi do II Exército, localizado em São Paulo, incluindo o ex-delegado Sérgio Paranhos Fleury e Brilhante Ustra. Além disso, 16 ex-funcionários do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo também estão entre os visados pela ação.

O QUE BUSCA A AÇÃO: Segundo o MPF, o objetivo da ação é buscar não apenas a responsabilização dos envolvidos, mas também promover medidas de reparação, como a preservação da memória e a clarificação dos eventos ocorridos durante a ditadura. O órgão ressalta a obrigação constitucional e internacional do Brasil em implementar tais medidas para combater a impunidade das violações de direitos ocorridas no período e prevenir a repetição de atos autoritários.

A União e o Estado de São Paulo, onde se situava o DOI-Codi, figuram como réus na ação. O MPF solicita que seja reconhecida a falha destes em investigar e punir ex-agentes do regime de repressão, e que se promova a abertura de arquivos e a criação de espaços dedicados à memória das violações de direitos humanos cometidas durante a ditadura.

O QUE BUSCAM OS PROCURADORES: Os procuradores querem que a justiça confirme as violações, incluindo tortura e assassinatos, de 19 ativistas políticos, apontando a participação do IML de São Paulo na emissão de laudos falsos para encobrir as mortes decorrentes de tortura. O aniversário de 60 anos do início da ditadura militar no Brasil será marcado em 31 de março deste ano.

O QUE É O DOI-Codi: O DOI-Codi do II Exército, a partir de 1970, se tornou um dos principais centros de repressão do regime, sendo associado a 54 mortes e cerca de 6,8 mil prisões até 1977. Além de Ustra e Fleury, a ação menciona diversos outros ex-agentes do destacamento e funcionários do IML paulista, acusando-os de contribuir para ocultar as circunstâncias das mortes de dissidentes do regime.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES