MPF recupera vídeo publicado por Bolsonaro após 8 de janeiro e envia ao STF

Vídeo publicado por Bolsonaro questionando resultado das eleições após 8 de janeiro foi recuperado e encaminhado ao STF

Vídeo publicado por Bolsonaro questionando resultado das eleições após 8 de janeiro foi recuperado | Evaristo Sá/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), um relatório técnico, com o vídeo e informações da postagem feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro dois dias depois dos atos golpistas do 8 de janeiro.

O vídeo compartilhado por Bolsonaro mostrava um trecho de uma entrevista concedida pelo procurador de Mato Grosso do Sul Felipe Marcelo Gimenez, com mensagens que questionavam o resultado e a validade das eleições gerais de 2022.

Agora o material passará a integrar os autos do Inquérito 4921, que investiga a incitação à manifestação golpista. No último ofício enviado ao STF cobrando o vídeo, a PGR havia dito que "o material requerido é fundamental para que o titular da ação penal possa ajuizar denúncia em face do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro".

O subprocurador-geral também pede que a Meta, administradora do Facebook, seja investigada por supostamente não cumprir determinação judicial ao não enviar o vídeo ao STF. Por meio de nota, a Meta voltou a afirmar que o vídeo foi deletado pelo perfil do ex-presidente antes da de terminação de preservação do conteúdo.

"Na data da ordem judicial exigindo a sua divulgação, o conteúdo já não estava mais disponível nos servidores da empresa, o que impossibilita o cumprimento da ordem. Reiteramos que colaboramos com as autoridades e cumprimos ordens judiciais em conformidade com as leis e nossa capacidade técnica”, disse a plataforma em nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES