Mudança no comando do BC não é competência para ministro, diz Haddad

O ministro afirmou que não há problemas no trato pessoal

Fernando Haddad | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, nesta segunda-feira (3), sobre a possível retirada de Roberto Campos Neto da presidência do Banco Central (BC). Segundo Haddad, esse "não é nem assunto para um ministro da Fazenda".

O ministro afirmou que não há problemas no trato pessoal entre eles e que o que existe são visões diferentes. Ele ainda defendeu a pluralidade de debate, afirmando ser benéfico para a troca de ideias.

A taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira, tem sido alvo de críticas por parte do presidente Lula e de integrantes do governo federal. Em março, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa em 13,75% ao ano, patamar que está em vigor desde o início de agosto de 2022.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, diz ter boa relação com presidente do BC (Marcello Camargo/Agência Brasil)

A decisão do Copom gerou críticas de Lula, que considerou a manutenção da taxa de juros um erro. O presidente disse que o país precisa de estímulos para retomar o crescimento econômico.

Roberto Campos Neto está no cargo de presidente do Banco Central desde 2019 e tem tido papel importante na condução da política econômica do país. A eventual saída de Campos Neto é vista com cautela por investidores, uma vez que pode gerar instabilidade no mercado financeiro. No entanto, até o momento, não há confirmação oficial sobre a saída do presidente do BC



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES