Mulher não gestante em união estável homoafetiva terá direito a licença-maternidade

O veredito, que foi conduzido pelo relator do caso, ministro Luiz Fux.

Ministro Luiz Fux é relator do caso | Rosinei Coutinho/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu, nesta quarta-feira, 13, decisão que reconhece o direito à licença-maternidade para a mãe não gestante em uniões homoafetivas. O veredito, que foi conduzido pelo relator do caso, ministro Luiz Fux, estabelece que a parceira não gestante terá direito à licença-maternidade, enquanto a companheira que tenha utilizado o benefício terá direito a uma licença equivalente ao período da licença-paternidade.

QUAL A ABRANGÊNCIA: Essa decisão do STF não se limita apenas às servidoras públicas, estendendo-se também às trabalhadoras da iniciativa privada regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além disso, em casos onde uma das mulheres obtiver a licença-maternidade, a outra terá direito a um benefício equivalente ao período da licença-paternidade.

A discussão surgiu a partir do caso de um casal de mulheres em união homoafetiva que realizou uma inseminação artificial. A mãe que forneceu os óvulos, uma servidora do município de São Bernardo do Campo, obteve o direito ao benefício por 180 dias em instâncias judiciais inferiores. O município recorreu ao Supremo, contestando o direito à licença-maternidade da companheira que engravidou, uma trabalhadora autônoma.

O QUE ARGUMENTOU O RELATOR: O ministro Luiz Fux, relator do caso, argumentou que a licença-maternidade é uma proteção constitucional que deve ser garantida independentemente da origem da filiação ou da configuração familiar. Ele ressaltou que o reconhecimento desse direito fortalece o princípio da igualdade e demonstra respeito estatal às diversas formas de vida e configurações familiares.

O QUE MUDA: Essa decisão do STF, que possui repercussão geral, estabelece um precedente importante para processos semelhantes em instâncias inferiores da Justiça. O tema foi amplamente debatido desde a última quinta-feira (7), com a apresentação de argumentos das partes envolvidas e de especialistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES