Município de Luzilândia escolhe um novo prefeito neste domingo

Após quase um mês de intensa campanha, os eleitores devem escolher entre dois candidatos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faltando apenas um ano e três meses para a realização das eleições municipais de 2012, os 17.895 eleitores do município de Luzilândia retornam hoje as urnas, pela segunda vez, após o pleito de 2008, para escolher o prefeito da cidade. O município, localizado a 264 Km de Teresina, será a 18ª cidade piauiense a escolher um novo gestor em eleição suplementar, após o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), determinar a cassação da ex-prefeita, Janaínna Marques (PTC), por irregularidades eleitorais.

Após quase um mês de intensa campanha, os eleitores devem escolher entre dois candidatos, Ismar Aguiar Marques Filho (PSB) e Alberto Jorge Garcia de Carvalho (PTB). O socialista é filho do deputado estadual Ismar Marques (PSB) e conta com o apoio do governador Wilson Martins (PSB). Já o candidato Alberto Carvalho, tem o apoio da ex-prefeita Janainna Marques, de quem foi exvice-prefeito.

O Comando Geral da Polícia Militar do Piauí deslocou na última quintafeira, 21, um efetivo de 66 policiais de Teresina, para reforçar a segurança na cidade, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negar o pedido do presidente do TRE, desembargador Raimundo Eufrásio, que solicitava reforço de tropas federais. Em ofício encaminhado ao TSE, o governador Wilson Martins garantiu que os militares possuem condições de manter a tranquilidade na cidade.

O juiz da 27ª Zona Eleitoral do Piauí, João Batista, anunciou que o resultado das eleições do município deve ser anunciado até às 18h, deste domingo. A Justiça Eleitoral da cidade acredita que a celeridade na apuração do pleito será possível, já que a maior parte do eleitorado do município residem na zona urbana. A cidade terá 65 sessões de votação, com o total de 81 urnas eletrônicas enviadas pelo TRE. Dessas, 29 sessões estarão distribuídas na zona rural da cidade e 33 na zonaurbana.

A eleição suplementar de Luzilândia foi marcada pela Corte do TRE, após a cassação da ex-prefeita dacidade Janaínna Marques(PTB), depois do TSE confirmar a condenação da gestora por considerá-la prefeita itinerante. O TSE entendeu que ela cumpriu o quarto mandato consecutivo como prefeita. Dois mandatos foram na cidade de Joca Marques e mais dois no município de Luzilândia.

O resultado da eleição será questionado na Justiça Eleitoral já que o diretório municipal do Partido da República (PR) e um grupo de vereadores entrou com recurso no TSE, contra decisão que manteve a realização do pleito deste domingo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES