Municípios querem criar secretaria para impulsionar turismo regional no Piauí

A maioria dessas riquezas do nosso turismo ainda não foi despertada

Secretarias de turismo no interior do Estado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O potencial turístico do Piauí vem sendo ressaltado nesses últimos meses. Alguns pontos turísticos do Estado foram destaques em capas de revistas e pautas de programas nacionais. No entanto, o nosso turismo é conhecido ainda apenas nas regiões do litoral, Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato e algumas poucas regiões. A maioria dessas riquezas do nosso turismo ainda não foi despertada.

Para reverter essa situação, alguns municípios já pretendem implantar órgãos para tratar do turismo. ?Alguns municípios já perceberam a importância do turismo como gerador de emprego e renda e também para o desenvolvimento de seus municípios. Alguns gestores já implantaram secretarias de Turismo, conjugadas com outras secretarias, e outros municípios já sinalizaram um interesse de se implantar a Secretaria Municipal de Turismo?, explica o secretario estadual de Turismo, Sílvio Leite.

De acordo com Sílvio Leite, os municípios de Parnaíba, Piripiri, Piracuruca, Campo Maior, São Raimundo Nonato e Oeiras já se mostraram interessados em implantar as secretarias municipais de Turismo para incentivar que as pessoas conheçam as potencialidades de cada município. Já o município de São João do Piauí possui um departamento integrado com outras secretarias.

?Cada município possui suas potencialidades que precisam ser exploradas para que o reconhecimento

seja maior?, frisa. Teresina, capital do Piauí, já possui um departamento de turismo integrado com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). No entanto, o secretário ressalta a importância da capital criar um órgão específico para o turismo. ?Teresina é a capital do Estado e se configura como uma cidade com o turismo de eventos. É importante se criar um órgão que trate exclusivamente do turismo já que ele é um potencial gerador de emprego e renda?, justifica.

No entanto, para o secretário, não basta apenas criar a Secretaria Municipal de Turismo. ?Há a necessidade de se colocar turismólogos para ocupar os cargos, já que são os profissionais mais capacitados, com conhecimentos técnicos para levar o turismo adiante?, ressalta.

Sílvio Leite lembra ainda que alguns municípios piauienses possuem grandes potenciais. ?Em Bocaina, por exemplo, há um açude, que em períodos de carnaval chega a receber mais de 20 mil pessoas. Mas ainda não despertaram ainda para riqueza turística da região e que aquilo pode vir a gerar fonte de renda para várias pessoas?, exemplifica, acrescentando que uma emenda do deputado Osmar Júnior, no valor de R$ 20 mil, vai melhorar a estrutura do açude.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES