Nº de cartórios será definido em reunião na Assembleia Legislativa

A audiência contará com representantes do Tribunal de Justiça, OAB-PI e Caixa Econômica.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembleia Legislativa do Piauí realiza hoje, às 14h30, uma audiência pública sobre a situação do projeto que descentraliza e aumenta o número de cartórios em Teresina. A audiência contará com representantes do Tribunal de Justiça, OAB-PI, Caixa Econômica e entidades dos setores de habitação e construção civil. A propositora, deputada Rejane Dias, vai apresentar o substitutivo para o projeto que iria ser aprovado na Casa, no final de 2011, que baixaria de 36 para 19 o número de novas unidades e ser criadas.

Antes da provação na Comissão de Administração, a parlamentar pediu vistas do projeto para tentar criar uma nova proposta junto ao Tribunal de Justiça, que é autor do projeto original, criando 36 cartórios. Em uma reunião na última quarta-feira, o TJ e a OAB-PI definiram algumas mudanças, com ambos concordando com a criação de 31 cartórios e descentralização dos serviços.

Rejane vai agora discutir os pontos da proposta com as entidades presentes antes de devolver o projeto com a nova emenda. A entidade representante dos Cartórios também foi convidada para a audiência e as reuniões. Porém, não compareceram ao último encontro, que definiu a nova proposta do TJ.

?O projeto toca no aumento do número de cartórios, que o TJ concordou em solicitar 31, somando-se aos nove já existentes. Vamos também garantir a descentralização e o concurso para tabelião, que está em pleno andamento no Tribunal. Sobre alguns pontos que dizem respeito a direitos adquiridos pelos atuais prestadores de serviço, por estarem sendo contestados no Supremo, não pretendemos entrar em questão nesta proposta que acordamos agora?, ressaltou Rejane Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES