Na COP 28, Lula diz que mundo gasta 'trilhões' com armas do que com fome e clima

Além disso, o presidente também apontou a falha na postura da ONU em relação à manutenção da paz mundial

Lula durante discurso na COP 28 | Reprodução/ONU
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) proferiu seu discurso inaugural na abertura da 28ª Conferência do Clima (COP 28) realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, nesta sexta-feira (1º).

Durante sua intervenção, o presidente destacou a necessidade de redirecionar os gastos com armamentos para o combate à fome e às mudanças climáticas, enfatizando o impacto dessas questões no Brasil. A COP 28, que terá uma duração de duas semanas, reúne líderes governamentais, diplomatas, cientistas, membros da sociedade civil e diversas entidades privadas para discutir e buscar soluções para a crise climática provocada pela atividade humana.

Lula abordou a disparidade nos investimentos globais, observando que o mundo gasta mais em armas do que nos esforços para mitigar a fome e enfrentar as mudanças climáticas. Ele questionou as toneladas de carbono emitidas pelos mísseis em contraste com a necessidade urgente de abordar a desigualdade, um componente intrínseco na luta contra as mudanças climáticas.

Crítica à postura da ONU

O presidente também criticou a postura da ONU em relação à manutenção da paz, apontando para a contradição de alguns de seus membros lucrarem com conflitos armados, citando explicitamente Rússia, Ucrânia e Israel.

Lula reforçou a importância da cooperação global, salientando que nenhum país pode resolver seus problemas isoladamente. Ele expressou a disposição do Brasil em liderar pelo exemplo, ajustando suas metas para serem mais ambiciosas do que as de muitos países desenvolvidos.

Ao abordar as condições climáticas no Brasil, Lula mencionou a grave seca na Amazônia e as tempestades e ciclones que causaram destruição e mortes no sul do país. Ele ressaltou que a atual geração não deve apenas explorar o meio ambiente, mas também arcar com as consequências. Lula alertou para a urgência de ações concretas, destacando que o ano corrente é o mais quente dos últimos 125 mil anos, resultado das emissões contínuas de gases de efeito estufa e do fenômeno El Niño.

Transição econômica

Além disso, o presidente abordou a necessidade de acelerar a transição para uma economia menos dependente de combustíveis fósseis, uma preocupação compartilhada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, que enfatizou a incompatibilidade entre altas temperaturas e o uso generalizado de combustíveis fósseis.

O discurso de Lula na COP 28 reflete a abordagem do Brasil para questões ambientais e climáticas, destacando compromissos e propostas específicas de seus ministros, incluindo Marina Silva (Meio Ambiente), Fernando Haddad (Fazenda), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Rui Costa (Casa Civil). A comitiva ministerial brasileira também buscará atrair investimentos estrangeiros e promover iniciativas relacionadas à infraestrutura e energia durante sua estadia em Dubai.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES