Na despedida do STF, Rosa Weber faz discurso emocionado e cita 8 de janeiro

Ministra completa 75 anos na próxima segunda, dia 2, data limite para aposentadoria

Ministra Rosa Weber | Carlos Moura / STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com um discurso de despedida da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), proferido na tarde desta quarta-feira, 27 de setembro, a ministra Rosa Weber trouxe à tona os ataques ocorridos em 8 de janeiro, fez a defesa da democracia, destacou ainda o aprimoramento das instituições e a promoção dos direitos fundamentais.

Ao se aproximar da idade-limite para atuação no serviço público, completando 75 anos na próxima segunda-feira (2), a ministra agradeceu o apoio dos demais ministros ao longo de sua gestão e revisitou sua trajetória desde a Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul.

Um dos episódios marcantes de sua gestão foi o enfrentamento dos ataques às sedes dos três poderes da República, incluindo o edifício do STF, em 8 de janeiro, um dia sombrio para a democracia, como ela o descreveu. Salientou a importância de manter viva a memória desse dia para evitar sua repetição e ressaltou a união das instituições contra os atos golpistas.

A ministra enfatizou que, apesar dos desafios enfrentados, a democracia demonstrou sua resiliência. Encorajou a defesa intransigente da democracia constitucional e o aprimoramento constante das instituições democráticas, destacando a luta contra o discurso de ódio e a promoção dos direitos fundamentais para toda a população.

“Inabalada restou nossa democracia, como inabalável continua, simbolizada neste plenário inteiramente restaurado. Ficou a advertência, cabe a todos a defesa intransigente da democracia constitucional”, afirmou.

Além disso, Rosa Weber recordou sua posição como a terceira mulher a integrar o STF, celebrando a recente medida aprovada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sob sua presidência, que determina o aumento da nomeação de mulheres na segunda instância da Justiça.  No seu discurso, ela falou da oportunidade que teve para conhecer o Brasil, onde visitou presídios, quilombos e terras indígenas.

“A partir dos trabalhos desenvolvidos, mais e melhor conhecer esse Brasil de tantos brasis, esse Brasil plural, de tantas desigualdades e mazelas e, ao mesmo tempo, de tantas belezas e de riquezas de toda ordem”, afirmou.

Por fim, a ministra fez menção da pressão da sociedade para que o presidente Lula nomeie uma mulher para o cargo que deixará vago e a posição do presidente sobre critérios de escolha. O discurso de homenagem à ministra foi feito pelo decano do STF, ministro Gilmar Mendes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES