“Não sirvo a dois senhores”, diz Afif ao tomar posse no Secretaria da Micro e Pequena Empresa

A posse ocorreu no Palácio do Planalto e teve presença de diversos ministros e lideranças políticas

Afif e a presidente Dilma durante a solenidade de posse do ministro | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O recém-empossado ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos (PSD), disse nesta quinta-feira (9) que não serve a ?dois senhores?.

Embora ministro, ele anunciou que não renunciará ao mandato de vice-governador de São Paulo.

?Eu não sirvo a dois senhores, eu sirvo a uma causa que os dois senhores concordam?, disse Afif em referência ao governador de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin, e à presidente Dilma Rousseff, do PT. Ela deu posse a Afif na manhã desta quinta.

A posse ocorreu no Palácio do Planalto e teve presença de diversos ministros e lideranças políticas, como o presidente do PSD, Gilberto Kassab, que deixou o local sem falar com a imprensa.

Afif afirmou que ?um vice não se licencia? e anunciou que só deixará o cargo caso haja decisão judicial que o obrigue.

?Um vice já é licenciado porque ele é stand by. O que ocorre é exatamente o fato de que o vice é eleito e, sendo eleito, renúncia é um fato muito grave?, disse em entrevista após a cerimônia de posse.

Questionado se, com sua posse, o PSD passaria a integrar a base do governo, Afif respondeu que não. ?O PSD tem uma grande tendência a apoiar a reeleição da presidente Dilma sem que isso signifique troca de cargos. A minha indicação ficou muito clara, é pela história, pela biografia e afinidade com a afinidade e o tema?, afirmou.

Afif afirmou que prefere esperar pela manifestação da Comissão de Ética Pública da Presidência antes de comentar sobre uma eventual investigação do colegiado sobre a acumulação do cargo de vice-governador e de ministro. ?Não vamos nos antecipar nem dar sentença antecipada?, declarou.

?Ela [Comissão de Ética] sabe que o meu cargo não é um cargo de nomeação, é um cargo eleição. Eu fui eleito para tal e a legislação não tem nada que proíba nesse fato?, afirmou.

Conselheiros da comissão já afirmaram que o caso de Afif poderá ser analisado. Conforme resolução número 8, de setembro de 2003, editada pela própria comissão, configura-se conflito de interesses o exercício de atividade que, segundo o texto, ?viole o princípio da integral dedicação pelo ocupante de cargo em comissão ou função de confiança, que exige a precedência das atribuições do cargo ou função pública sobre quaisquer outras atividades?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES