Nazareno Fonteles é o novo relator do caso Edmar Moreira

O presidente só anunciou a decisão depois de ouvir o apoio da maioria dos integrantes do Conselho

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (PR-BA), oficializou nesta quarta-feira (13) a saída de Sérgio Moraes (PTB-RS) do cargo de relator do caso do deputado Edmar Moreira (sem partido-MG), acusado de uso irregular de verba indenizatória. Na semana passada, Moraes afirmou que Moreira era ?boi de piranha? e disse estar ?se lixando para a opinião pública?. O novo relator é Nazareno Fonteles (PT-PI).

Araújo afirmou ter pedido ao colega que se afastasse da função, mas Moraes se recusou. Por isso, o presidente do conselho decidiu dissolver a comissão que investigava Moreira, que reunia também os deputado Hugo Leal (PSC-RJ) e Professor Ruy Pauletti (PSDB-RS), além de Moraes. Desta forma, no entendimento de Araújo, o deputado do PTB está fora também da relatoria do caso no Conselho de Ética.

O presidente só anunciou a decisão depois de ouvir o apoio da maioria dos integrantes do Conselho de Ética. Ele disse ter sido procurado ao longo do final de semana por colegas pedindo a troca. ?Em decorrência das declarações do relator e dos desdobramentos dos fatos, quase todos os conselheiros demonstraram insatisfação e desconforto e manifestaram pedidos de substituição.?

Durante a reunião, Moraes teve espaço para se defender e para fazer ataques à imprensa. Afirmou que a mídia quer ?colocá-lo no fogo? e fez ataques ao PSOL e ao DEM, que pediram oficialmente sua saída. Ele recebeu apoio de alguns deputados do PTB, que compareceram à reunião.

"Nao podemos ficar aqui patrulhando o que cada colega vai falar. Aqui são 513 instituições. Já vi gente subir na tribuna dizendo em plenário que ia dar em jornalista com cinto. Está errado, mas eu respeito a opinião. Aqui é a casa das opiniões divergentes. Temos que receber todas, justas ou injustas, e colocar em voto. Não se pode trocar o relator porque não se está de acordo", disse o líder do PTB, Jovair Arantes (GO).

Autora de um dos pedidos da saída, a deputado Solange Amaral (DEM-RJ) afirmou que o colega não tinha condições de continuar no caso. ?Não se trata de qualquer questão pessoal, mas o papel do relator requer uma imparcialidade, um distanciamento necessário para produzir o relatório.?

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que assinou o outro pedido de substituição de Moraes, também questionou a isenção do colega. ?A nossa leitura é que relator no processo no Conselho de Ética é como juiz de futebol, quanto menos aparecer na partida melhor.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES