No Fórum de Boao, Dilma mostra vantagens de investir no Brasil

A presidente explicou que o Brasil necessita de investimentos no setor de infraestrutura.

Dilma disse que Brasil necessita de investimentos no setor de infraestrutura | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff mostrou nesta sexta-feira as vantagens de investir no Brasil em seu discurso no Fórum de Boao, tido como o "Davos asiático", no último dia de sua primeira viagem oficial à China.

Dilma explicou que o Brasil necessita de investimentos no setor de infraestrutura, para a modernização de suas redes de distribuição e de seus aeroportos, e no setor energético, com a construção de refinarias e gasodutos. Além disso, o país também procura ampliar os investimentos em ciência, tecnologia e informação.

O Brasil está em "um momento de expansão e excelentes oportunidades de investimento", disse Dilma em seu discurso no plenário do fórum, diante do chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e dos presidentes de China, Hu Jintao; Rússia, Dmitri Medvedev, e África do Sul, Jacob Zuma, entre outros.

Dilma ofereceu um país "com democracia e estabilidade política, comprometido com os direitos humanos e com a sustentabilidade do meio ambiente". "O Brasil reconhece a importância das economias asiáticas", disse a presidente, mostrando-se "propício a todas as iniciativas de desenvolver intercâmbios" e melhorar as relações entre Ásia e América Latina, "as duas regiões do mundo que mais crescem".

Dilma disse que o mundo atravessa um momento de "transformações profundas", onde "a Ásia é um polo emergente e a América Latina é um ator econômico relevante". A líder brasileira também defendeu "o controle da inflação e a estabilidade fiscal, porque isto é fundamental para a recuperação da economia mundial".

Dilma acrescentou que nos últimos anos a ampliação da proteção social resultou em um maior desenvolvimento econômico no Brasil, com programas de universalização dos serviços públicos e com o aumento das possibilidades de trabalho, o que também levou ao aumento de receita.

A presidente brasileira conclui nesta sexta-feira uma visita oficial de cinco dias à China, onde presidiu junto com seu colega chinês, Hu Jintao, a assinatura de 22 acordos para impulsionar a associação estratégica entre os dois países.

Dilma também se reuniu com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, e com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Wu Bangguo, além de ter participado da cúpula de líderes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Na reunião, realizada na quinta-feira, o grupo insistiu na necessidade de reformar a ONU e seu Conselho de Segurança, onde estão presentes as cinco nações este ano.

Após participar do Fórum de Boao, Dilma seguirá para a cidade de Xian, no norte da China, onde visitará um centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa de tecnologia ZTE.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES