No PI, Governadores do Nordeste discutirão soluções para segurança

Encontro irá acontecer na terça-feira (06), em Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí sediará, na próxima terça-feira (6), mais um Encontro de Governadores do Nordeste. O evento tem como objetivo discutir a implantação de uma operação nacional de segurança, que reúna todas as forças policiais, equipamentos e infraestrutura para o combate à criminalidade nos estados. Outro ponto que será articulado é a criação de um fundo nacional que, somado aos recursos do Tesouro Estadual e da União, possa ser destinado às ações da segurança pública

De acordo com o secretário de Governo, Merlong Solano, os governadores do Nordeste entenderam a necessidade de organizar uma reunião específica da região, a fim de discutir a temática e poder fazer uma interlocução articulada e organizada com o governo federal a respeito do tema.

“A ideia surgiu após o governador participar de uma reunião em Brasília com os governadores de todos os estados do Brasil e o presidente Michel Temer sobre a questão da segurança. A proposta a ser trabalhada no encontro é realizar um diagnóstico e discutir as saídas para melhorar as políticas públicas acerca da temática”, explicou o gestor. 

O secretário ressaltou que a expectativa do governador Wellington Dias e dos demais governadores do Nordeste é que se crie um sistema estável e regular de financiamento, que permita aos estados fortalecer a segurança em termos de equipamento, inteligência, reforço na contratação de pessoal e de políticas salariais. 

“A meta é agregar as ações de segurança. Trabalhando de maneira coordenada no âmbito estadual, integrando as polícias Militar e Civil, a Federal, a Polícia Rodoviária Federal, e os sistemas penitenciário e judiciário. Além disso, integrar os estados com a União, que também tem a sua parcela de responsabilidade no que tange ao controle das fronteiras, no uso das forças armadas e partilhando a sustentação financeira da segurança”, destacou Merlong.

Custeio para a segurança 

Para o governador Wellington Dias, é importante que o Congresso Nacional aprove uma nova fonte de recursos para o financiamento da segurança pública, como a criação de um fundo nacional semelhante ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“No encontro que tivemos ontem em Brasília foi proposto a criação uma linha de crédito oferecida pelo BNDES aos estados que pode chegar a R$ 42 bilhões. É uma iniciativa louvável, no entanto é aquém do necessário, porque precisamos de recursos para custeio e o financiamento do BNDES só permite que sejam feitos investimentos”, analisou o chefe do executivo estadual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES