No PI,Ministro assina convênio para construção de Unidade Feminina

Os recursos são de R$ 800 mil da emenda de W. Dias quando senador

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, esteve no Piauí nesta sexta-feira (03) e assinou liberação de recursos para construção da Unidade Ferminina da Fazenda da Paz, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba  (Codevasf).

Os recursos, no valor de R$ 800.000 (oitocentos mil reais), são de emenda parlamentar do governador Wellington Dias, quando senador.

Uma unidade de tratamento da dependência química para as mulheres é um anseio antigo da sociedade piauiense, pois o envolvimento de mulheres com drogas está cada vez mais comum. O número de mulheres usuárias de drogas mantém um gráfico crescente e quase se equipara ao número de homens. O problema torna-se maior quando não há instituições suficientes para atender a essa demanda.

De acordo com coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, a Unidade Feminina se chamará Maria Madalena e já conta com local para construção, na Estrada Canaã, zona rural de Teresina. O espaço foi doado pela Prefeitura de Teresina, por meio de subvenção dos vereadores. Uma emenda parlamentar da deputada Iracema Portela vai garantir a aquisição de equipamentos.

A unidade feminina atenderá 60 mulheres e 20 crianças que terão local adequado para a convivência com a mãe durante o período de tratamento que é de um ano. “O Programa Terapêutico tem a mesma essência que é espiritualidade, laborterapia e disciplina, mas serão levados em consideração, por exemplo, que muitas dessas mulheres que necessitam de tratamento têm filhos ou estão grávidas exigindo também um programa diferenciado para atender a família. Estamos muito felizes por que com vamos poder tornar realidade esse sonho”, explica o Célio Barbosa.

A vice-governadora Margarete Coelho também comemorou a liberação dos recursos. “Está cada vez mais perto de darmos a esperança para muitas irmãs que sofrem com abuso da dependência química. Esse é um trabalho necessário e indispensável para a nossa sociedade”, disse.

A Fazenda da Paz é a primeira comunidade Terapêutica do Piauí e atua na prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes químicos. O seu modelo de tratamento é reconhecido pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas como melhor equipamento terapêutico Brasil.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES