No Senado, Comissão aprova reajuste de salários de juízes e promotores

Conforme a medida aprovada, está previsto um aumento de 5% do salário a cada cinco anos (quinquênio), até alcançar um acréscimo máximo de 35%.

Comissão de Constituição e Justiça do Senado | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (17) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um adicional por tempo de serviço nos vencimentos de agentes públicos das carreiras jurídicas. Conforme a medida aprovada, está previsto um aumento de 5% do salário a cada cinco anos (quinquênio), até alcançar um acréscimo máximo de 35%. Vale destacar que esse acréscimo não será contabilizado no limite máximo remuneratório constitucional.

O que aconteceu: Originalmente apresentada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, a proposta beneficiava juízes e membros do Ministério Público. No entanto, uma emenda incluída pelo relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO), estendeu o adicional para outras categorias, como a advocacia pública federal e estadual, Defensoria Pública, delegados de polícia e conselheiros de tribunais de contas.

Votação: A PEC obteve 18 votos favoráveis e 7 contrários na CCJ e agora seguirá para apreciação do plenário do Senado. Por ser uma emenda constitucional, requer aprovação em dois turnos de votação para ser encaminhada à Câmara dos Deputados.

Justificativa do Projeto: Pacheco argumentou que há uma discrepância salarial entre juízes e promotores no início e fim de suas carreiras, defendendo a necessidade de medidas para reter esses profissionais no sistema de Justiça.

Por sua vez, o senador Eduardo Gomes enfatizou a importância de investir adequadamente nos servidores públicos, afirmando que isso pode ser uma forma eficaz de melhorar a gestão dos recursos públicos. Contudo, alguns parlamentares manifestaram preocupação com o impacto financeiro da medida nos cofres públicos. O líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), alertou para a pressão que isso poderia gerar sobre os governadores, citando projeções do Ministério da Fazenda que indicam um significativo aumento de despesas.

Impacto: Em uma nota técnica, o Centro de Liderança Pública (CLP) havia calculado um impacto anual de R$ 2 bilhões quando a proposta se restringia apenas a magistrados e membros do Ministério Público. No entanto, vale ressaltar que o universo de servidores afetados inicialmente seria relativamente pequeno em comparação com o total de servidores públicos no país. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES