No Senado, Flávio Dino anuncia operações para apreender armas

Dino informou aos senadores que pelo menos 6.168 armas de uso restrito não tiveram o registro renovado.

Ministro Flávio Dino na Comissão de Segurança | Pedro França/Agência Senado›
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal deve começar ainda neste mês uma série de operações para apreender armas de fogo não recadastradas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm). A informção é do ministro da Justiça, Flávio Dino, durante audiência pública da Comissão de Segurança Pública (CSP), no Senado, realizada nesta terça-feira, 9.

Dino informou aos senadores que pelo menos 6.168 armas de uso restrito não tiveram o registro renovado dentro do prazo que foi concluído na semana passada. "Quase 100% das armas foram recadastradas. Em relação a armas de uso permitido, tivemos mais armas recadastradas do que as originalmente cadastradas", disse.

O ministro falou que há fuzis que não foram apresentados às autoridades policiais e que existem armas que estão em mãos erradas e são um caminho para a perpetração de crimes. Ele afirmou ser primordial tirar armas de quadrilhas e organizações criminosas para o país ter um caminho para a paz social.

Magno Malta cobra desarmamento de organizações criminosas

Flávio Dino contou que a atual gestão prepara um novo decreto para promover um "controle responsável" do arsenal na mão de civis. "Teremos a apresentação do novo marco regulamentar da Lei 10.826, de 2003. O novo decreto será apresentado ao presidente da República para que possamos dar uma continuidade a política de controle responsável de armas", garantiu.

O senador Magno Malta (PL-ES), autor do convite a Flávio Dino, defendeu o acesso de colecionadores, atiradores desportivos e caçadores — conhecidos como CACs — às armas de fogo e questionou o ministro sobre o que ele fará para desarmar as organizações criminosas. 

"O senhor disse que essas armas são desviadas. O indivíduo que se tornou CAC para cometer crime é marginal, é bandido. Quero saber é como Vossa Excelência vai fazer para desarmar as organizações criminosas. Desarmar o cidadão de bem, o senhor já disse como fazer. Agora quero saber como desarmar as organizações criminosas", perguntou.

Dino listou as ações do governo e disse que "alguns CACs se associaram a práticas criminosas". "Criminosos viraram CACs, e CACs também se associaram a práticas criminosas. Por isso, têm ocorrido as prisões. Infelizmente, temos uma zona de interseção. É claro que temos a imensa maioria dos CACs que não comete crimes. Mas temos alguns que estão a serviços de organizações. Grande parte dessas armas foi parar exatamente na mão da milícia, na mão do PCC, do CV e de outras organizações criminosas", declarou, afirmou. (Com informações da Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES