No STF, Francenildo Costa acompanha o julgamento de Palocci

Nildo vai usar terno e gravata para a ocasião, também pela primeira vez

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rosa Costa revela na edição de hoje(27 de agosto) do jornal O Estado de São Paulo que o caseiro piauiense Francenildo dos Santos Costa acompanha nesta tarde, no Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento da ação do Ministério Público pela abertura de processo penal contra o ex-ministro da Fazenda e atual deputado Antonio Palocci (PT-SP) pela quebra de seu sigilo bancário. Será a primeira vez que Nildo, como é conhecido, comparecerá ao STF.

Nildo vai usar terno e gravata para a ocasião, também pela primeira vez. O traje exigido pelo tribunal foi providenciado por seu advogado.

O Ministério Público considera crime o envolvimento do ex-ministro no vazamento das informações obtidas com a violação da conta bancária do caseiro na Caixa Econômica Federal. O fato ocorreu dias depois de ele ter desmentido Palocci, na entrevista ao Estado em que revelou o que acontecia na casa frequentada pelo ex-ministro e seus amigos de Ribeirão Preto.

Nildo disse que não se surpreendeu com as previsões que dão como certa a rejeição da ação. Ele avalia que, tal como faria com seus amigos, os ministros vão atuar como "um amigo ajudando outro".

"Minha expectativa é que não façam comigo no STF, agora, o que fizeram no Congresso, quando me mandaram calar a boca", afirmou o caseiro, lembrando decisão do Supremo de 2006, requerida pelo senador Tião Viana (PT-AC). Na oportunidade, ele foi impedido de depor na CPI dos Bingos, instalada no Senado. Ele começou a conversar com os senadores, mas com a chegada do documento do STF em favor do então ministro da Fazenda, Nildo foi obrigado a se retirar da CPI.

O caseiro atribui as dificuldades que enfrenta na Justiça ao fato de ser "nordestino, pobre e sem estudos". Já quanto ao ex-ministro, disse que ele "está com a vida ganha" e não duvida que venha a se eleger governador de São Paulo. "Pelo andar da carruagem, tudo é possível."

O processo para ele ser indenizado pela Caixa Econômica Federal e pela revista Época pela quebra e a divulgação de seu sigilo bancário está concluído. Mas o gabinete do juiz responsável - Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara da Justiça Federal - informa que ainda não foi marcada a data para divulgação da sentença. Para seu advogado, Wlicio Chaveiro Nascimento, a hipótese de o Supremo rejeitar a ação do Ministério Público "é difícil de aceitar". "Eu me recuso a acreditar que o STF abandonará seus valores e princípios originais", argumentou.

"Seria uma verdadeira frustração para aqueles que ainda têm o tribunal como reserva moral e ética da Justiça brasileira", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES