No STF, governadores buscam acordo sobre retenção do FPE

Governadores querem R$ 14 bilhões da União aos Estados e Municípios

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias (PT) se reuniu nesta quarta-feira, dia 05, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, acompanhado dos demais governadores da região Nordeste para solicitar a apreciação pela Corte – ainda em 2018 – da ação que contesta a retenção de recursos do Fundo de Participação do Estado (FPE) pelo Governo Federal.

“Estamos querendo uma solução para um problema grave que é a retenção ilegal do Fundo de Participação dos Estados e Municípios. Diz respeito a interesse de todas as unidades da federação e de todos os municípios. A União faz uma retenção, tem a receita e aquela cota-parte quer diz respeito aos estados e municípios são feitas sempre a menor. A estimativa, do estudo feito pelo Confaz, aponta indícios de algo como 14 bilhões de reais em retenções. Então é um valor significativo”, falou Wellington.

Um consenso está sendo trabalhado entre os governadores, o Supremo, Câmara, Senado, além do governo Temer.

“O ministro [Ricardo] Lewandowski está conduzindo muito bem e nasceu uma ideia de que possamos ter uma conciliação como o ministro relator [da ação no STF], o próprio presidente do Supremo aceitou participar, o senador Eunício Oliveira, pelo Senado. O deputado Rodrigo Maia também se coloca a disposição, junto com a equipe do presidente Temer para que possamos ter ainda nesse ano uma solução. Esse é o obejtivo, para que possamos ter as condições de reparar esse grave problema ainda em 2018”, completou Wellington.

Segundo o governador, o ministro presidente Dias Toffoli mostrou disposição para tratar com as outras partes no intuito de encontrar uma solução que atende aos estados e a União.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES