PT acusado de propaganda eleitoral

PSDB e DEM pedem a cassação do direito de transmissão do programa partidário do PT

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Democratas (DEM) entraram com duas representações, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que pedem a cassação do direito de transmissão do programa partidário do Partido dos Trabalhadores (PT) neste primeiro semestre de 2010 e aplicação de multa por propaganda eleitoral antecipada.

Os dois partidos sustentam que o PT exibiu em bloco nacional, no dia 10 de dezembro de 2009, no horário destinado à propaganda partidária, programa em que teria havido a promoção da candidatura à presidência da República da atual ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Com a mesma finalidade, o PT também teria feito propaganda fora de época da ministra, em forma de inserções nacionais no rádio e na televisão, durante o mês de dezembro.

No primeiro caso, os dois partidos acusam o PT de ter utilizado parte do tempo do programa para promover a ministra. Além disso, o PT teria desvirtuado a finalidade do espaço gratuito para a divulgação, "de forma falseada e distorcida", que o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi direcionado para a classe mais rica da população.

No caso, dizem os partidos, o PT divulgou sua posição em relação a temas político-comunitários de forma abusiva e ilegal. Acentuam que o Partido dos Trabalhadores, durante a veiculação da propaganda partidária, não se limitou à discussão de temas de interesse político-comunitários, "mas à ilegal comparação entre as atuações de governos sob a direção de agremiações adversárias", o que configuraria propaganda eleitoral subliminar e fora do período autorizado em lei.

No caso das inserções nacionais, veiculadas durante o mês de dezembro, o PSDB e o DEM acusam o PT de fazer propaganda em favor da ministra Dilma Rousseff. Salientam os partidos que, apesar de não ter havido menção direta à disputa e eleitoral e à ministra, houve, de forma dissimulada, claras referências às eleições de 2010, quando a mensagem se refere ao desejo do PT de dar continuidade a seus avanços depois do atual período de governo.

De acordo com os partidos, é clara a percepção de que a mensagem "se resume a um pedido feito pelo presidente para que os eleitores brasileiros elejam sua escolhida para sucedê-lo, como garantia de perenização de seus propalados avanços".

As duas representações estão com a relatoria do corregedor-geral eleitoral, ministro Felix Fischer. As informações são do site do TSE.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES