Nova carteira de trabalho terá código de barras

A nova carteira de trabalho já estará disponível inicialmente nas Superintendências Regionais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo lan?ou uma nova carteira de trabalho. O documento passar? a ter um c?digo de barras que permitir? o acesso digital a todo hist?rico profissional do trabalhador. Com a nova carteira, os trabalhadores receber?o tamb?m um cart?o magn?tico, que ser? entregue 90 dias depois do documento impresso. Com o cart?o, o trabalhador poder? ter acesso a informa?es como saldo do FGTS e at? mesmo o saque do seguro desemprego, numa segunda fase de integra??o dos sistemas que deve ocorrer em 2009.

A nova carteira de trabalho j? estar? dispon?vel inicialmente nas Superintend?ncias Regionais do Trabalho e Emprego do Distrito Federal, S?o Paulo e Rio de Janeiro. Nos outros Estados, o documento ser? implantado gradativamente com o final do estoque das carteiras antigas, que continuam v?lidas em todo o Pa?s. A previs?o ? que a nova carteira esteja dispon?vel nos 26 Estados e no Distrito Federal a partir de agosto de 2008.

Segundo o ministro, quem j? tem a carteira n?o precisa fazer a troca do documento, porque o Minist?rio disponibilizou a partir de hoje no seu site (www.mte.gov.br) um portal em que fornecendo o n?mero do PIS o trabalhador pode ter acesso a todo seu registro hist?rico e outros servi?os.

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, a nova carteira vai inclusive reduzir os custos para confec??o do documento. Hoje, a carteira custa R$ 2,40 e por ter o n?mero menor de p?ginas custar? R$ 1,80.

Na segunda fase do projeto, em 2009, est? previsto o saque do seguro-desemprego e do abono salarial em terminais da Caixa Econ?mica Federal, diretamente com o uso do Cart?o de Identidade do Trabalhador e sua senha pessoal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES