Nova lei dos agrotóxicos: como diferentes setores reagiram a vetos de Lula

Legislação que acelera aprovação dos produtos químicos foi sancionada no dia 28 de dezembro, com restrições; Congresso poderá derrubá-las

Nova lei dos agrotóxicos: como diferentes setores reagiram a vetos de Lula | Foto: kiankhoon/DepositPhotos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Lula causou descontentamento na indústria e na bancada ruralista ao vetar partes da nova lei dos agrotóxicos. Esses vetos incluíram a descentralização de certos processos do Ministério da Agricultura, como reanálises de riscos e modificações em produtos químicos. 

Apesar de ambientalistas terem elogiado os vetos que removeram aspectos problemáticos do projeto apelidado de "PL do Veneno", ainda existem preocupações quanto aos retrocessos, como a redução do tempo de análise para aprovação de agrotóxicos no Brasil.

A lei, sancionada em 28 de dezembro, foi resultado de um meio-termo negociado entre o relator no Senado, Fabiano Contarato (PT-ES), a bancada ruralista e setores progressistas, encerrando 24 anos de debates. No entanto, o texto está sujeito a revisão pelo Congresso, que decidirá sobre a manutenção ou revogação dos vetos de Lula. A expectativa é que haja uma votação bicameral, com Câmara e Senado decidindo em conjunto sobre as restrições, após o término do recesso em 2 de janeiro.

A decisão do presidente de vetar determinados pontos ocorreu após consultas a vários ministérios, incluindo Meio Ambiente, Saúde e Trabalho. Ao todo, Lula vetou 14 itens, buscando equilibrar diferentes interesses e preocupações.

  • centralizavam no Ministério da Agricultura processos como a coordenação de reanálises de riscos e alterações nos agrotóxicos já registrados – excluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desses processos. Esses órgãos avaliam os riscos dos produtos para a saúde humana e o meio ambiente, respectivamente;
  • dispensavam as fabricantes de agrotóxicos de gravarem de forma indelével (que não pudesse ser apagado), o nome da empresa e a advertência de que o recipiente não poderia ser reaproveitado;
  • criavam uma taxa para a avaliação e registro dos agrotóxicos e excluíam as tarifas atualmente cobradas pelo Ibama e Anvisa por esses serviços.

A bancada ruralista está se mobilizando para reverter os vetos. O deputado Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), afirmou em suas redes sociais, imediatamente após a sanção, que possuem os votos necessários para esse propósito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES