Dilma: Nova presidente da Petrobras saberá ampliar resultados

Graça Foster tomou posse nesta segunda no comando da empresa.

Avalie a matéria:
Dilma Rousseff, Marco Maia e José Sergio Gabrielli na cerimônia de posse de Graça Foster. | PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (13) que a nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, dará “continuidade” e “saberá ampliar” os resultados alcançados pela empresa nos últimos anos. Em discurso durante a cerimônia de posse, no Rio de Janeiro, Dilma falou sobre o papel da empresa de petróleo no desenvolvimento do Brasil.

“Com a Graça na presidência, a Petrobras estará em boas mãos. Conheço bem a capacidade de trabalho e a competência que a Graça dedica não só a esta empresa, mas a tudo o que faz em sua vida profissional”, disse Dilma.

O fato de Graça Foster ser a primeira mulher a comandar a Petrobras desde sua criação foi destacado pela presidente Dilma Rousseff.

“Venho na condição de primeira presidenta eleita no Brasil para assistir a posse da primeira mulher presidenta de uma empresa de petróleo e gás no mundo. Venho para cumprimentar uma profissional competente por sua ascensão a um cargo importante por absoluto merecimento, depois de 31 anos de trabalho nesta empresa”, afirmou.

Maria das Graças Foster substitui a partir desta segunda José Sérgio Gabrielli, que ocupava o cargo desde 2005. Casada e mãe de dois filhos, Graça Foster foi secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, então comandado pela presidente Dilma Rousseff, entre 2003 e 2005. Ela tem 58 anos.

A executiva entrou na Petrobras em 1978 como estagiária no Cenpes, no setor de lubrificantes, aditivos e graxas. O primeiro cargo como funcionária foi como engenheira de perfuração. Um dos principais desafios da nova presidente da Petrobras será executar o plano de negócios da empresa, que prevê investimento de R$ 225 bilhões, e comandar a exploração do petróleo na camada pré-sal.

De acordo com Dilma Rousseff, o crescimento da Petrobras deve ser acompanhado do desenvolvimento do Brasil. A presidente elogiou os resultados da política de obrigatoriedade de um percentual local nas compras feitas pela Petrobras e disse que os investimentos da empresa estão orientados para "fortalecer toda a cadeia produtiva" no país.

“A Petrobras investirá no Brasil porque este país é sua fonte de energia, fonte do petróleo e do gás que extrai e produz e aqui mesmo tem o seu maior e mais importante mercado. É isso o que é o Brasil e a Petrobras: dois grandes parceiros”, disse Dilma. “A Petrobras é poderosa em escala mundial e é estratégica dentro do Brasil.

Felizmente, sobreviveu a todos os ventos privatistas e persistiu como empresa brasileira, com o controle do povo brasileiro, e hoje exerce papel fundamental no nosso processo de desenvolvimento”, declarou Dilma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES