Núcleo de Educação a Distância mostra trabalho em congresso

O trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação a Distância, da Secretaria da Administração do Piauí, foi mostrado a pessoas de vários Estados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação a Distância, da Secretaria da Administração do Piauí, foi mostrado a pessoas de vários Estados, na última terça-feira (16), no painel Estratégias de ampliação das ofertas de capacitação, durante o III Congresso Consad de Gestão Pública, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento teve início no dia 15 e terminou nessa quarta-feira (17), com a participação de 1.700 pessoas.

A gerente do Núcleo, Ana Célia Orsano, começou a apresentação questionando as estratégias usadas na implantação de um programa de formação continuada para servidores públicos no Estado do Piauí, na modalidade educação a distância, via internet, e quais os resultados em termos efetivos de quantidade e qualidade no ano de 2009. Ela explicou que a educação a distância é um sistema cada vez mais relevante nos processos de formação e que há necessidade de investimento e descentralização na formação de servidores.

Ana Célia relatou os fatores significativos na implantação do Nead, como o apoio institucional, a equipe multidisciplinar, a identificação das tecnologias e conteúdos que atendessem as necessidades de capacitação do servidor e as ações de comunicação implementadas. Mostrou os desafios sociais, culturais e operacionais para implantação da modalidade de ensino na Escola de Governo do Piauí.

Um dos desafios sociais foi identificar o perfil do servidor, em que foi constatado que 27% tinham curso superior incompleto, 30%, superior completo, 17%, médio completo e 22%, pós-graduação. A gerente contou que um dos desafios culturais foi sensibilizar o servidor para mudanças. Já em termos operacionais os desafios foram o uso das tecnologias, conexões, integração de mídias, metodologia e logística.

A gerente mostrou que os cursistas avaliaram os cursos em termos de qualidade de conteúdo, qualidade e acessibilidade das ferramentas disponíveis no ambiente AVA e tutores. O resultado foi que 46,7% consideraram ótima a utilidade e aplicabilidade dos cursos nas atividades profissionais e 71%, o desempenho dos tutores. O Nead pesquisou a concentração de servidores por órgão, o maior número de cursistas é da Secretaria de Saúde, 16%, seguida pela Secretaria de Segurança, com 8%.

Ana Célia mostrou aos participantes do Congresso depoimentos de cursistas e um deles foi da servidora da Secretaria de Educação, Maria do Amparo Santos. Ela disse que está maravilhada com o empenho dos tutores em ajudar. Ao tomar conhecimento do curso de produção de texto e redação oficial, a servidora resolveu trabalhar com correspondências oficiais.

A gerente concluiu a apresentação informando que para a equipe o desafio se transformou em estímulo e a oferta de curso na modalidade educação a distância permitiu à Escola de Governo implementar ações mais fortalecidas e sistematizadas no sentido de democratizar oportunidades de capacitação para o servidor público. E informou que o número de servidores capacitados aumentou em 40%.

O trabalho Inovação e flexibilização no programa de formação continuada desenvolvido pela Escola de Governo (Egepi/Sead): a implantação de cursos virtuais, também, teve a participação da superintendente da Escola de Governo, Janaina Mapurunga. A coordenadora de cursos do Nead, Trycia Fortes, também foi a Brasília ajudar na apresentação do trabalho.

Criado em 2008, o Núcleo de Educação a Distância já capacitou cerca de 1.700 servidores em cursos como o de informática básica, produção de texto e redação oficial e atendimento ao público. O Nead realizou ainda palestras e seminários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES