Número de candidatas crescem, mas 30% das coligações não cumprem lei

Boa parte das coligações partidárias não cumpriu a cota de 30% de candidatas a cargos legislativos exigido por lei

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de o número de mulheres ter crescido nas eleições de 2014, em comparação com as eleições de 2010, boa parte das coligações partidárias não cumpriu a cota de 30% de candidatas a cargos legislativos exigido por lei, segundo levantamento com base nos dados do DivulgaCand 2014, sistema de divulgação de candidaturas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Até o fechamento desta reportagem, o TSE havia registrado 24.917 candidaturas. Apesar de o prazo para registro dos candidatos já ter se encerrado, o número total de registros é definitivo, pois o sistema permanece em constante atualização. Segundo o TSE, no entanto, quase a totalidade das candidaturas já foi computada.

Considerando todos os cargos que serão disputados neste pleito, são 7.410 candidatas, o que representa 29,7% do total. Em 2010, foram 5.061 candidaturas femininas, 22,4% do total daquelas eleições. Das 362 coligações registradas na Justiça Eleitoral para as eleições legislativas (deputado federal, estadual e distrital), 110 não cumpriram o patamar exigido por lei.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES