Número de vagas abertas pelo governo para concursos é o maior em 10 anos

O número de vagas anunciadas pela Governo Lula já se aproxima a todo o quantitativo aberto durante os quatro anos de Bolsonaro.

Esther Dwecjk é a ministra de Gestão e Inovação | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante do anúncio de novos concursos públicos feito pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, na última sexta (16), o Brasil alcançou o maior número de vagas abertas pela gestão federal no comparativo com os últimos dez anos. 

Somente no primeiro semestre do Governo Lula 3, foram anunciadas 5.880 novas vagas permanentes, com a contratação o impacto estimado nas contas públicas chega a R$ 735 milhões. A nova administração se contrapõe à gestão anterior, em que houve uma redução significativa nos certames

"No governo anterior comemoraram essa queda do quadro de pessoal como se fosse um ganho de gestão, quanto na verdade é muitas vezes uma precarização do serviço", sinalizou Esther Dweck. 

A decisão sobre quais vagas seriam liberadas considerou uma série de critérios, incluindo o tempo desde o último concurso público realizado, além da proporção entre o número de vagas e o número de cargos aprovados em cada órgão.

Entre os critérios analisados para abertura do certame, foram observados ainda a previsão de aposentadorias nos próximos cinco anos, as perdas em relação à ocupação máxima, as mudanças na estrutura do órgão ou ampliação de atribuições, os efeitos imediatos dos serviços para a população, a relevância para as políticas prioritárias do governo e a visão de futuro.

A lista divulgada contempla diversas áreas e ministérios. Entre eles estão o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Ministério da Educação, o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Saúde, entre outros. Também estão incluídos órgãos como o Instituto Nacional de Meteorologia, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, entre outros.

O número de vagas anunciadas pela Governo Lula já se aproxima a todo o quantitativo aberto durante os quatro anos de Bolsonaro, em que foram 6.196 espaços permanentes disponibilizados. Era uma 'filosofia' do então ministro da Economia, Paulo Guedes, a de 'travar' os concursos públicos.

"Grande notícia: 50% do funcionalismo público se aposenta nos próximos cinco anos. A primeira coisa, concursos públicos. Trava esse negócio aí. Quero saber por que precisa, tem que ver os atributos", disse o líder da pasta na ocasião. 

O movimento fez com que a gestão Bolsonaro optasse por postos temporários, para se ter ideia, foram 683.668 contratações. Por sua vez, o Governo do presidente Lula contratou 8.141.

Vagas permanentes autorizadas na última década:

2023: 5.880

2022: 1.699

2021: 1.188

2020: 3.000

2019: 309

2018: 1.011

2017: 1.015

2016: 595

2015: 1.994

2014: 3.378

2013: 7.746



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES