'O povo senta-se comigo nessa cadeira', diz primeira ministra negra do TSE

Em seu discurso, enfatizou a importância de superar as desigualdades de gênero e raça.

'O povo senta-se comigo nessa cadeira', diz primeira ministra negra do TSE | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Edilene Lôbo, a primeira ministra negra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcou um momento histórico ao participar de sua primeira sessão plenária na Corte. Em seu discurso, enfatizou a importância de superar as desigualdades de gênero e raça.

Esse lugar não é só meu, não é só de uma pessoa. Este lugar e esta missão são a um só tempo resultado e ponto de partida de lutas históricas de grupos minorizados para vencer a herança estrutural de desigualdade de oportunidades que precisa ser superada em nossa nação.

A ministra abordou a desigualdade estrutural de oportunidades enfrentada por mulheres negras. Ela ressaltou que as mulheres negras representam apenas 5% da magistratura nacional, havendo somente uma senadora autodeclarada negra, o que equivale a menos de 1% do Senado. Além disso, há 30 deputadas, correspondendo a cerca de 6% da Câmara Federal. Nas lideranças do mundo corporativo, as mulheres negras ocupam apenas 3% dos cargos, contrastando com a realidade em que representam 65% das empregadas domésticas.

Quero agradecer a todas as pessoas que colaboraram nessa conjunção de energias, me lembrando das pequeninas meninas negras de minha infância, em Taiobeiras. É de lá que trago o sonho de que podemos mais. O povo pobre, que resiste há séculos e luta pelo resgate de sua história, esperançando, senta-se comigo nessa cadeira.

"Brasil tem todas as condições de dar um passo a frente para mudar realidade de sub-representação feminina em cargos eletivos", disse ela, cobrando do Judiciário um "olhar sensibilizado" para questões de gênero e raça.

Lôbo assumiu a cadeira hoje ao substituir o ministro titular André Ramos Tavares. Fala da ministra acontece pouco antes da aposentadoria da ministra Rosa Weber do STF. Grupos progressistas têm se mobilizado para que o presidente Lula (PT) indique uma mulher negra para substituí-la.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES