'O que eu sofri ontem é o que muitas mulheres sofrem diariamente', diz Janja

Perfil da primeira-dama na rede social foi hackeado na noite de segunda-feira (11).

'O que eu sofri ontem é o que muitas mulheres sofrem diariamente', diz Janja | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira dama, Janja Lula, recorreu às plataformas de mídia social nesta terça-feira (12) para compartilhar uma declaração sobre o ataque cibernético que ela sofreu no antigo Twitter, conhecido como X. "Está documentado que nós, mulheres, enfrentamos os ataques de ódio mais frequentemente aqui nas redes. O que vivenciei ontem é uma realidade enfrentada diariamente por muitas mulheres."

A invasão à conta da primeira-dama ocorreu por volta das 21h30 de segunda-feira (11). Subsequentemente, o invasor fez postagens ofensivas dirigidas a Janja, ao presidente Lula e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A conta em questão possui uma audiência de mais de 1 milhão de seguidores.

Após o ataque hacker, a conta foi bloqueada a pedido da Polícia Federal, como mostrou o blog da colunista Andréia Sadi. Segundo o diretor-geral da PF, Andrei Passos, a instituição já está atuando no caso e que uma investigação preliminar está em curso.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, por sua vez, afirmou que os responsáveis serão identificados e não ficarão impunes.

"Os covardes que compartilham e comentam destilando seu ódio, preconceito e violência também serão identificados", publicou Pimenta no X. A Secom também emitiu uma nota repudiando a invasão. A secretaria afirmou que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas.

Veja a nota completa de Janja abaixo:

"Na noite de ontem, os ataques de ódio e o desrespeito que eu sofro diariamente chegaram a outro patamar. Minha conta do X foi hackeada e, por minutos intermináveis, foram publicadas mensagens misóginas e violentas contra mim. Posts machistas e criminosos, típicos de quem despreza as mulheres, a convivência em sociedade, a democracia e a lei.

Eu já estou acostumada com ataques na internet, por mais triste que seja se acostumar com algo tão absurdo. Mas a realidade é que a internet é um espaço potente para o bem e para o mal. E é comprovado que nós, mulheres, somos as que mais sofrem com os ataques de ódio aqui nas redes. O que eu sofri ontem é o que muitas mulheres sofrem diariamente.

Mulheres no Brasil inteiro são vítimas de ataques machistas, que tomam conta das redes sociais e muitas vezes saem dela, acabando em agressões físicas e feminicídios. Milhares de mulheres perdem ou até tiram a própria vida a partir de ataques como o que sofri na noite de ontem.

A Polícia Federal e a plataforma X foram acionados imediatamente e estão tomando as devidas providências. O ódio, a intolerância e a misoginia precisam ser combatidos e, os responsáveis, punidos.

Agradeço todas as manifestações de solidariedade e apoio que tenho recebido desde então. Eu sei, e é sempre bom relembrar, que não estamos sozinhas".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES