OAB entra com ação contra aposentadoria a ex-governadores

Na quinta-feira, a Procuradoria Geral da República deu parecer favorável

O pagamento da pensão também ofende aos princípios da impessoalidade | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou nesta sexta-feira a 12ª ação no Supremo Tribunal Federal questionando o pagamento de pensões a ex-governadores. Desta vez, o alvo da ação é o Rio de Janeiro, onde é permitido o pagamento de aposentadoria a ex-governadores e ex-vice-governadores, além de pensão mensal vitalícia à viúvas de ex-governadores.

Na quinta-feira, a Procuradoria Geral da República deu parecer favorável a outra ação da OAB contra a concessão do benefício vitalício a ex-governadores do Paraná. O parecer considera que o benefício configura privilégio, inadmissível no regime republicano.

Em relação ao caso fluminense, a OAB sustenta que a Constituição Federal não prevê e não autoriza a instituição de subsídios para quem não é ocupante de cargo público, "não restando dúvida, por óbvio, que ex-governador e ex-vice-governador não possuem mandato eletivo nem são servidores públicos".

O pagamento da pensão também ofende aos princípios da impessoalidade e da moralidade previstos na Constituição, que proíbe a instituição de privilégios e o tratamento desigual entre os trabalhadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES