OAB envia ao STF manifestação contrária à decisão de Barbosa sobre criação de tribunais

Na manifestação, a OAB pede sua participação na Ação Direta de Inconstitucionalidade

Avalie a matéria:
Ministro Joaquim Barbosa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) apresentou na tarde desta quarta-feira (31) uma manifestação ao STF (Supremo Tribunal Federal) contraria à decisão do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, que no último dia 17 suspendeu a criação dos novos tribunais regionais federais.

Na manifestação, a OAB pede sua participação na Ação Direta de Inconstitucionalidade que tramita no STF e defende a legalidade da Emenda Constitucional 73, que criou os quatro novos TRFs.

De acordo com o secretário-geral da OAB, Cláudio Pereira de Souza Neto, o fato de os TRFs terem sido criados através de uma Emenda Constitucional torna o ato legal, apesar de a própria Constituição prever que cabe ao Judiciário a iniciativa de projetos de lei que criam ou extinguem tribunais.

"O Judiciário tem direito à sua auto-organização, por isso um projeto de lei ordinário realmente teria de ter o Judiciário como autor, mas, no caso da criação dos TRFs, o que houve foi uma Proposta de Emenda à Constituição, e isso garantiu a validade do ato", disse.

Além disso, a manifestação da OAB também diz que a criação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) foi feita por meio de uma Emenda à Constituição, fazendo com que, no caso de haver vício de iniciativa para a os novos TRFs, também haveria para o Conselho.

A possibilidade de vício de iniciativa foi o principal argumento usado por Barbosa na decisão em que suspendeu a criação dos novos TRFs.

Por fim, Neto alegou que não se pode falar que a criação dos tribunais viola a separação dos Poderes. Segundo ele, a Emenda 73 não restringe a atuação do Judiciário e nem extingue Cortes. "Pelo contrário, a Emenda amplia a autonomia do Judiciário".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES