OAB pede para STF liberar contato entre advogados dos alvos da Polícia Federal

Proibição foi estabelecida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, que autorizou operação.

OAB pede para STF liberar contato entre advogados dos alvos da PF | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (9), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a revogação da proibição de comunicação entre os advogados representando os alvos da operação que investiga uma tentativa de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder.

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, responsável pela autorização da operação, determinou a proibição de comunicação entre os investigados, inclusive por meio de seus advogados. O magistrado justificou que tal medida era crucial para assegurar a coleta de provas e prevenir interferências nas investigações. Moraes ressaltou que adotou essa mesma restrição em "inúmeras investigações semelhantes".

A OAB, no entanto, argumenta que essa proibição viola as prerrogativas dos advogados e presume, de maneira genérica, que esses defensores agirão de forma ilegal.

"Advogados não podem ser proibidos de interagir nem confundidos com seus clientes", afirmou a organização, em nota.

Na nota, a OAB nega que tenha sido procurada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) para apoiar um documento que contestasse a lisura das eleições brasileiras. Em uma reunião com ministros em julho de 2022, Bolsonaro propôs que presentes participassem da redação de um documento que afirmasse ser impossível “definir a lisura das eleições” e incluísse elementos externos, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

"Reiteramos a confiança da OAB no sistema eleitoral e nas urnas eletrônicas. Relembramos ainda todas as ações concretas tomadas pela Ordem para rechaçar as acusações infundadas feitas contra o sistema eleitoral e para defender a Justiça Eleitoral."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES