Obama pronuncia seu primeiro discurso como presidente

Obama pede responsabilidade diante da crise

Obama no Juramento | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No primeiro discurso, Obama pede responsabilidade diante da crise20 de janeiro de 2009

Em seu primeiro discurso, o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abordou as dificuldades que o país enfrenta diante da crise econômica mundial e chamou os americanos à responsabilidade para enfrentá-la. "A pergunta que devemos fazer hoje não é se o nosso governo é muito pequeno ou muito grande. A partir de hoje, devemos nos levantar e tirar poeira contra a crise", afirmou Obama.

Diante de cerca de 2 milhões de pessoas que enfrentaram temperaturas negativas para acompanhar a posse no Mall, parque situado em frente ao Capitólio, em Washington, Obama lançou uma mensagem de esperança. "Neste dia, nos reunimos porque escolhemos a esperança, e não o medo. Iremos proclamar um fim às falsas promessas, aos dogmas antigos que impedem a nossa política de funcionar melhor", disse.

Para essa "nova era de responsabilidade", a qual seria baseada na cooperação e no diálogo, o novo presidente fez um apelo pelos valores fundamentais dos Estados Unidos e por heróis de guerra que deram o seu sangue pelo país. "Continuamos sendo a maior e a mais poderosa nação do planeta, mas precisamos começar o trabalho para reconstruir a América", disse Obama, sendo muito ovacionado pela multidão.

Juramento

Um pouco antes do discurso, ao fazer o juramento, o democrata, emocionado, teve problemas para repetir as frases. Logo após terminar, a multidão reunida no Mall, o parque situado em frente ao Capitólio em Washington, explodiu em aplausos e gritos de "Obama, Obama". O juramento de Obama aconteceu minutos após o previsto - 12h (15h de Brasília) -, pois a cerimônia sofreu um pesqueno atraso.

Em função isso, tecnicamente, ele se transformou em presidente dos Estados Unidos pouco antes de tomar posse, pois a Constituição afirma que a transferência de poderes ocorre ao meio-dia de 20 de janeiro. Com um sol radiante, mas um frio intenso, Obama jurou sobre a mesma Bíblia usada por Abraham Lincoln em 1861. A seu lado, a mulher Michelle observava o momento emocionada, assim como suas filhas Sasha e Malia.

Ao tomar posse, Obama pronunciou a seguinte frase: "Juro solenemente desempenhar com toda fidelidade o cargo de presidente dos Estados Unidos e, até o limite da minha capacidade, preservar e proteger a Constituição dos Estados Unidos". O juramento foi feito diante do presidente da Corte Suprema dos EUA, John Roberts. Momentos antes tinha sido a vez de o vice-presidente Joseph Biden fazer seu juramento, perante o juiz do Tribunal Supremo John Paul Stevens.

Na tribuna presidencial do Capitólio estavam os ex-presidentes dos EUA vivos: George W. Bush, Bill Clinton, George H. W. Bush - pai do ex-líder - e Jimmy Carter. Todos eles estiveram acompanhados por suas mulheres. Antes de Obama, entraram na tribuna presidencial Michelle, usando um vestido e casaco amarelos, Malia, com um casal azul, e Sasha, de rosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES