Obama recusa convite para visitar o Brasil

egundo fontes do governo, Lula tinha o desejo de usar a viagem para impulsionar a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente americano, Barack Obama, recusou um convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para visitar o Brasil antes das eleições de outubro. Segundo fontes do governo, Lula tinha o desejo de usar a viagem para impulsionar a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência. Para Lula, a recusa se deve às divergências na política externa entre os dois países e uma suposta interferência do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e sua mulher, a atual secretária de Estado americana, Hillary Clinton. O casal teria impedido que Obama fizesse uma visita que pudesse virar ato eleitoral do PT. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com um ministro, o bom relacionamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com os Clinton freou uma aproximação maior de Lula com Obama. Ainda segundo o ministro, o PSDB intercedeu junto ao casal para evitar o encontro antes das eleições, de forma que não houvesse benefício eleitoral a Dilma. A diplomacia americana argumenta que seria incomum uma visita do presidente dos Estados Unidos antes de uma importante decisão eleitoral. De acordo com o governo americano, sua política externa não tem como prioridade para o segundo ano de Obama no cargo uma visita ao Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES