Obras da Ferrovia Nova Transnordestina começam em maio no Piauí

O anúncio foi feito no início da tarde desta quinta-feira (12), durante o ato de assinatura da ordem de serviço, na Estação Velha, em Salgueiro (PE)

Obras da Ferrovia Nova Transnordestina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As obras da etapa piauiense da Ferrovia Nova Transnordestina serão iniciadas em maio deste ano, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação é do governador Wellington Dias, que acompanhou o presidente da República durante a vistoria das obras da Transnordestina no Município de Salgueiro, no Estado de Pernambuco. Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a construção do trecho de 420 quilômetros da ferrovia ligando a cidade de Trindade (PE) a Eliseu Martins.

O anúncio foi feito no início da tarde desta quinta-feira (12), durante o ato de assinatura da ordem de serviço, na Estação Velha, em Salgueiro (PE), para a construção imediata de outro trecho da Transnordestina, entre as cidades pernambucanas de Salgueiro e Trindade, que, numa segunda etapa, será ligada a Eliseu Martins. O governador acrescentou que a ordem de serviço para a construção da etapa piauiense será assinada pessoalmente pelo próprio presidente da República, no Piauí.

Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ainda que o trecho piauiense será construído em quatro lotes de 100 quilômetros, cujas obras terão andamento simultâneo e cronograma acelerado - máquinas e homens trabalharão 24 horas por dia. Serão empregados 1.000 trabalhadores piauienses em cada um dos quatro lotes, totalizando a geração de 4.000 empregos diretos gerados simultaneamente, durante a construção do trecho piauiense da Ferrovia Nova Transnordestina.

Obras da Ferrovia Nova Transnordestina

Animado com o anúncio oficial do início da ferrovia no Piauí, Wellington Dias informou que as respectivas obras em território piauiense serão concluídas em junho de 2010. O governador observou que o Estado será um dos maiores beneficiados pela Transnordestina, já que terá como escoar toda a produção de grãos e minérios aos portos de Pecém, em Fortaleza (CE), e Suape, em Recife (PE).

Segunda maior obra do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Ferrovia Nova Transnordestina está orçada em R$ 5,4 bilhões, gerando 600 mil empregos diretos, com 1.700 quilômetros de extensão, inteiramente construídos, e ainda outros 500 quilômetros remodelados no trecho entre a cidade de Porto Real do Colégio (AL) e o Porto de Suape, em Recife.

Para comemorar a importância da obra, o presidente da República avisou também que irá percorrer toda a extensão da Nova Transnordestina, quando for inaugurada, no final de 2010. Ele disse que retornará, de trem, a Eliseu Martins, que, a partir da inauguração da ferrovia, estará diretamente ligada às capitais Fortaleza e Recife. Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da parceria com os governos estaduais do Ceará, Piauí e Pernambuco.

Além de Wellington Dias, participaram dos eventos em Salgueiro os governadores dos Estados do Ceará, Cid Gomes; e de Pernambuco, Eduardo Campos; a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; dos Transportes, Alfredo Nascimento; de Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende; e da Comunicação Social, Franklin Martins, entre outras autoridades.

O empresário Benjamim Steinbruch, presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CNS) - realiza e controlará a administração da Ferrovia Nova Transnordestina -, também acompanhava o presidente, que visitou, primeiramente, as obras do trecho entre as cidades de Missão Velha (CE) e Salgueiro, onde, num segundo momento, foi festejado por um público aproximado de cinco mil pessoas, que foram prestigiar o ato de assinatura do termo de serviço.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES