Ofensas contra LGBTQIA+ será reconhecida como injúria racial, decide STF

Corte já havia criminalizado homotransfobia como crime de racismo, o que criminaliza ofensa ao coletivo

Ofensas contra LGBTQIA+ será reconhecida como injúria racial, decide STF | Tânia Rêgo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com uma votação de 9 a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) deliberou a favor da possibilidade de classificar atos de homotransfobia como infrações de injúria racial. Já em 2019, a mesma Corte havia categorizado essa forma de discriminação como um crime equivalente ao racismo. Os votos a favor da decisão refletiram a posição do relator do processo, o ministro Edson Fachin. 

O único voto contrário foi do recém chegado ao STF Cristiano Zanin, que argumentou que o reconhecimento do crime de injúria racial como ofensa à comunidade LGBTQIA+ não foi "objeto da demanda e do julgamento" que equiparou a discriminação ao racismo. O ministro André Mendonça se declarou impedido e não votou. 

Por meio de deliberação no plenário virtual, a Supremo Tribunal Federal (STF) examinou a ação na segunda-feira (21). A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), na sua solicitação, sustenta que a equiparação se mostra essencial para garantir a proteção das pessoas LGBT+, assim como do grupo como um todo. 

Dentro da literatura jurídica, é possível estabelecer uma distinção entre os conceitos de racismo e injúria racial. O crime de racismo é voltado para a punição de atos discriminatórios direcionados a um grupo ou coletividade específica. Enquanto isso, o delito de injúria racial se destina a sancionar indivíduos que denigrem a dignidade de outras pessoas por meio do uso de elementos ligados à raça, cor, etnia ou procedência nacional, ou seja, a ofensa é dirigida a um único indivíduo. 

A ABGLT agurmentou que instâncias inferiores do Judiciário têm interpretado que "a ofensa racial homotransfóbica proferida contra grupos LGBTQIA+ configura racismo, mas que a ofensa dirigida ao indivíduo pertencente àquele grupo vulnerável não configura o crime de injúria racial". 

Ao nivelar as ofensas individuais com o crime de injúria racial, a equiparação permitirá que os atos discriminatórios direcionados a pessoas LGBQIA+ possam ser sancionados de maneira mais rigorosa em comparação com as demais penalidades estipuladas para delitos contra a honra. 

Para o ministro relator do caso, a interpretação adotada em instâncias inferiores do Judiciário contraria "toda a sistemática constitucional". Segundo Fachin, esse tipo de entendimento mantém "desamparadas de proteção as ofensas racistas perpetradas contra indivíduos da comunidade LGBTQIA+". 

A equiparação entre os delitos de racismo e injúria racial já foi estabelecida por meio da interpretação do próprio STF e por uma legislação promulgada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em janeiro deste ano. Conforme a lei ratificada por Lula, a injúria racial é qualificada como um crime não passível de fiança e que não prescreve com o tempo. A pena associada a esse delito é de detenção por um período de dois a cinco anos, uma pena que pode ser duplicada caso o crime seja perpetrado por duas ou mais pessoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES