Oito Estados e o Distrito Federal elegem novo governador neste domingo

Distrito Federal mais oito estados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Distrito Federal e mais oito Estados vão conhecer neste domingo o seu próximo governador. Além da capital brasileira, a disputa também terá segundo turno em Alagoas, Amapá, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia e Roraima.

No primeiro turno, a disputa foi acirrada e, para o pleito deste domingo, também está complicada. Em Alagoas, o tucano Teotônio Vilela tenta a reeleição contra o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT). Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (30), apontava o governador com 48% de intenção de voto contra 45% do pedetista.

Lessa é o candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidenciável Dilma Rousseff (PT). Já Teotônio, mesmo sendo do partido do candidato à Presidência José Serra, não vinculou sua imagem à do presidenciável ao longo da campanha, chegando até a elogiar a gestão do presidente Lula.

Apenas na reta final da campanha, Serra apareceu no programa de TV de Teotônio, que, com uma vantagem apertada sobre o adversário, contou com a presença dos tucanos Geraldo Alckmin, eleito governador de São Paulo, e Aécio Neves, eleito senador por Minas Gerais em seus eventos de campanha.

Na Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), que conta com o apoio da ex-presidenciável Marina Silva, tenta manter a vantagem obtida sobre o adversário Zé Maranhão, do PMDB, apoiado pelo PT e pelo presidente Lula.

Distrito Federal e Goiás

No Distrito Federal, após a troca de candidatos do PSC, o petista Agnelo Queiroz abriu uma larga vantagem para a adversária Weslian Roriz, que substituiu o marido, o ex-governador Joaquim Roriz, na disputa. De acordo com pesquisas do Datafolha e do Ibope, Agnelo tem mais de 20 pontos percentuais de vantagem para Weslian considerando-se os votos válidos.

Ao longo da campanha, a Justiça Eleitoral teve papel de protagonista, já que o TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) recebeu mais de 20 representações das coligações dos dois candidatos solicitando punições, cassação e direito de respostas.

Já em Goiás, os ex-governadores Marconi Perillo (PSDB) e Íris Rezende (PMDB) disputam o pleito deste domingo. Senador, Perillo concorre ao governo do Estado pela terceira vez. Ao longo da campanha, contou com o apoio dos principais nomes do PSDB, entre eles o de José Serra.

Seu adversário, o ex-governador Íris Rezende (PMDB), apoiado pelo presidente Lula e pelo PT, deixou a prefeitura de Goiânia para disputar as eleições para o governo estadual.

Nos quatro Estados da região Norte que vão eleger no segundo turno o seu novo governador (Amapá, Pará, Rondônia e Roraima), a disputa acirrada no primeiro turno não sofreu grandes mudanças na segunda etapa da campanha.

Em Rondônia, Confúcio Moura (PMDB) -candidato apoiado por Lula e pelo terceiro colocado na disputa estadual no primeiro turno, o tucano Expedito Júnior- e João Cahulla (PPS), que tenta a reeleição, fizeram uma campanha recheada de acusações e críticas, e na reta final da campanha, estavam empatados tecnicamente. No primeiro turno, a vitória ficou com o peemedebista por uma diferença de 45.415 votos.

Em Roraima, no primeiro turno, uma diferença de dois pontos percentuais deu a vitória a Neudo Campos (PP), contra o tucano Anchieta Júnior. Já no Pará, a petista Ana Júlia Carepa e o tucano Simão Jatene repetem a disputa nacional entre PT e PSDB. No Estado, Jatene lidera as intenções de voto.

Apenas no Amapá o cenário é de reviravolta. Segundo pesquisas recentes de intenção de voto, o candidato Camilo Capiberibe (PSB) avançou sobre o adversário, Lucas Barreto (PTB), de quem perdeu no primeiro turno. Pesquisa Ibope realizada entre os dias 15 e 16 de outubro mostra Capiberibe com 53% das intenções de voto contra 46% de Barreto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES