ONU apela ao Brasil para punir todos os envolvidos nos atos golpistas

A mensagem da entidade foi divulgada por sua porta-voz, Liz Throssell.

Avalie a matéria:
Atos praticados no dia 8 de janeiro | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última segunda-feira, o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos fez um apelo às autoridades brasileiras para que identifiquem e punam todos os envolvidos nos ataques antidemocráticos que ocorreram em 8 de janeiro de 2023. Os ataques, que completaram um ano, envolveram a vandalização dos prédios dos Três Poderes em Brasília.

A mensagem da entidade foi divulgada por sua porta-voz, Liz Throssell, que ressaltou a importância de a sociedade brasileira "saber toda a verdade" sobre os eventos do ano passado. Throssell destacou que os ataques foram resultado de desinformação sobre as eleições democráticas e incitamento à violência por líderes políticos, sociais e econômicos, representando uma ameaça séria à democracia.

"Apelamos às autoridades para conduzirem investigações imparciais, eficazes e transparentes em tempo hábil para levar os responsáveis a responderem, em conformidade com os padrões dos Direitos Humanos Internacionais", enfatizou a porta-voz.

O comunicado da ONU também reconheceu os esforços do atual governo brasileiro em fortalecer o espaço democrático e promover a confiança, participação e inclusão na sociedade por meio de programas e políticas dedicadas.

No evento "Democracia Inabalada" realizado na mesma segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu uma punição exemplar para todos os envolvidos nos atos golpistas, afirmando que o perdão "soaria como impunidade". O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, alvo dos vândalos na invasão ao prédio da Corte, assegurou que todos os envolvidos serão devidamente investigados, processados e responsabilizados de acordo com suas culpabilidades. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES