Operação da PF contra governador do Distrito Federal assusta cúpula nacional do DEM

Único governador do partido, Arruda estava com a exposição em alta na mídia nos últimos meses

deputado Rodrigo Maia (RJ) | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A operação deflagrada ontem pela Polícia Federal para investigar irregularidades no governo do Distrito Federal e o suposto envolvimento do governador José Roberto Arruda (DEM) no esquema de propina para a base aliada na Câmara Legislativa provocou um clima de apreensão em toda a cúpula nacional do DEM.

Único governador do partido, Arruda estava com a exposição em alta na mídia nos últimos meses. Dava entrevistas a grandes veículos de comunicação, com o intuito de valorizar a imagem da legenda em todo o país. Comandará os festejos dos 50 anos da capital. Por isso, integrantes do DEM no Congresso passaram o dia preocupados, tentando obter mais informações da operação da PF.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) classificou o caso de "muito grave e um acontecimento que preocupa muito". "Não posso falar por todo o partido, mas eu estou preocupado sim. O DEM não pode tolerar desvios. O momento é de aguardar, mas estamos todos tensos", disse Demóstenes.

O presidente nacional da sigla, deputado Rodrigo Maia (RJ), afirmou que o "governador é e vai continuar sendo uma vitrine para o DEM". "Da nossa parte cabe agora dar todo o apoio possível. Ele é um governado muito bem avaliado e já disse que vai colaborar com as investigações, o que é fundamental neste momento. Agora, o que é estranho é que criaram fatos consumados antes mesmo do final das investigações".

O líder do DEM no Senado, Agripino Maia (RN) disse achar estranho que "isso venha à tona em ano pré-eleitoral": "O momento é de esclarecimentos sobre as acusações e sobre a defesa, mas acho que a imagem do partido não fica nem abalada nem desabalada [com a operação da DF].

O partido mantém a confiança em seu governador". Reunidos ontem em Natal (RN), alguns dos principais dirigentes do DEM conversaram com Arruda pela manhã. Segundo eles, o governador mostrou tranquilidade e tentou jogar as denúncias nas costas de seu ex-aliado e atual desafeto político, o ex-governador do DF Joaquim Roriz (PSC). Na Câmara Legislativa, a oposição já fala em cassar Arruda.

"Temos que pedir a documentação e analisar a responsabilidade nos autos do STJ. Se houver indícios fortes, o governador pode sofrer impeachment, sim", disse o deputado distrital Cabo Patrício (PT). Para ele, a Casa precisa apurar as denúncias "doa a quem doer".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES