Oposição confirma time da CPI da Petrobras

Os tucanos ocuparão duas vagas de titular enquanto o DEM terá apenas uma

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A oposição oficializou na manhã desta quarta-feira (27) suas indicações para a CPI da Petrobras. Os tucanos ocuparão duas vagas de titular enquanto o DEM terá apenas uma. Com os nomes de todos os partidos indicados, ganha força a disputa pelos cargos-chave da comissão, presidência e relatoria.

Pelo PSDB foram escalados como titular os senadores Álvaro Dias (PR), autor do requerimento, e Sérgio Guerra (PE), presidente nacional do partido. Na suplência ficará o senador Tasso Jereissati (CE).

Na escalação do DEM aparecem como titular o senador ACM Júnior (DEM-BA), que chegou a ser cotado para a presidência da CPI, e como suplente o senador Heráclito Fortes (PI), que é primeiro-secretário da Casa.

A base aliada anunciou no final da noite desta terça-feira (26) os seus indicados, com destaque para a presença dos líderes do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), como titulares.

Pelo PMDB, além de Jucá, foram indicados como titulares Paulo Duque (RJ) e Leomar Quintanilha (TO). Serão suplentes Valdir Raupp (RO) e Almeida Lima (SE). No PT, que atua em bloco no Senado junto com PR, PSB, PRB e PC do B, foram indicados como titulares da CPI os senadores João Pedro (PT-AM) e Inácio Arruda (PC do B-CE), além de Ideli. Para a suplência foram indicados os senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Delcídio Amaral (PT-MS).

Os outros partidos da base já tinham feito as indicações. O PDT escalou Jéferson Praia (AM) como titular e o PTB escolheu o ex-presidente Fernando Collor (AL) como titular e o vice-líder do governo, Gim Argello (DF) como suplente.

Com as indicações feitas, fica aberta agora a disputa pela presidência da CPI. A maioria dos líderes governistas defende que a base aliada fique com os dois cargos-chave. A oposição, por sua vez, ameaça obstruir votações em plenário se não conseguir indicar o presidente. Seis Medida Provisórias trancam a pauta, sendo que quatro delas perdem a validade na próxima segunda-feira (01/06). Entre elas está a MP que reajustou o salário mínimo e a que deu recursos para o Fundo Soberano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES