Oposição protocola convite para que Gabrielli fale sobre refinaria nos EUA

Compra da refinaria pela Petrobras é investigada pelo TCU e PF. Gabrielli afirmou a jornal que Dilma “não pode fugir da responsabilidade”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), protocolou nesta terça-feira (22) requerimentos para que o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli seja convidado a prestar explicações em duas comissões da Casa - a de Fiscalização Financeira e Controle e a de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Os requerimentos foram motivados pela ?guerra de versões? entre o governo federal e a antiga direção da Petrobras sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), negócio que gerou um prejuízo de US$ 530 milhões à estatal.

No domingo (20), Gabrielli concedeu entrevista ao jornal "O Estado de S.Paulo" na qual afirmou que a presidente Dilma Rousseff "não pode fugir da responsabilidade dela" na polêmica transação ocorrida em 2006.

À época em que a Petrobras adquiriu metade da refinaria norte-americana da empresa belga Astra Oil, Gabrielli comandava a petroleira e Dilma chefiava a Casa Civil e o conselho de administração da estatal.

Em março, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência ressaltou, por meio de nota oficial, que o conselho de administração presidido por Dilma aprovou a compra da refinaria do Texas com base em um documento "técnica e juridicamente falho". Segundo o comunicado, o relatório entregue aos conselheiros omitia duas cláusulas que, posteriormente, obrigaram a estatal a comprar a parte da Astra Oil.

Na entrevista ao "Estadão", Gabrielli assumiu que tem responsabilidade no relatório entregue ao conselho administrativo, mas dividiu o ônus com a chefe do Executivo federal.

"Eu sou responsável. Eu era o presidente da empresa. Não posso fugir da minha responsabilidade, do mesmo jeito que a presidente Dilma não pode fugir da responsabilidade dela, que era presidente do conselho. Nós somos responsáveis pelas nossas decisões. Mas é legítimo que ela [Dilma] tenha dúvidas", disse o ex-presidente da Petrobras ao jornal.

No requerimento de convite a Gabrielli, o líder do DEM afirma que as versões conflitantes do ex-presidente da Petrobras e da presidente Dilma Rousseff ?deixam mais nebuloso o caso Pasadena? e reafirmam ?a necessidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que trate exclusivamente dos ?malfeitos? na Petrobras?.

?Julgamos fundamental ouvir o que tem a dizer o Sr. Gabrielli, que dirigiu a empresa por anos e teve participação na aquisição de Pasadena, entre outros negócios. Trata-se de oportunidade para que eventuais mal-entendidos sejam esclarecidos, abrindo caminho para que a população brasileira entenda melhor o que se passa nos corredores e escritórios de empresa tão importante para o país?, afirma ainda Mendonça Filho no documento protocolado nas comissões.

O líder do Solidariedade, Fernando Francischini (PR), também defendeu a aprovação de convite para que Garbrielli fale na Câmara. "A compra da refinaria de Pasadena foi um péssimo negócio feito com o nosso dinheiro. Ela é um ferro velho que não faz refino, só distribuição", afirmou.

"Sérgio Gabrielli disse que a presidente Dilma tem responsabilidade nessa transação e tem que assumir a parte dela, mas não disse que parte é essa. Ele tem que explicar isso", completou o deputado.

CPI da Petrobras

As suspeitas envolvendo a aquisição da refinaria dos Estados Unidos e denúncias de que funcionários da Petrobras teriam recebido propina de uma empresa holandesa levaram a oposição a protocolar pedido para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a estatal.

No entanto, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu acatar pedido da base governista para que a CPI apure também suspeitas de cartel no metrô de São Paulo e suposto superfaturamento nas obras da refinaria de Abreu e Lima e do porto de Suape, em Pernambuco. Os dois casos ocorreram em estados governados por PSDB e PSB, partidos que devem disputar o Palácio do Planalto com a presidente Dilma Rousseff.

Inconformada com a decisão do presidente do Senado, a oposição recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar garantir que a CPI se limite a apurar as denúncias contra a Petrobras. A ministra Rosa Weber é relatora das ações movidas pelos oposicionistas. A magistrada decidirá se concede ou não liminar (decisão provisória) sobre o tema.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES