Oposição vence eleições para parlamento no Japão

Coalizão de oposição já conquistou 264 cadeiras em apuração parcial

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O Partido Democrático japonês venceu as eleições deste domingo (30) para o parlamento do país, diz a imprensa local. Segundo a rede de TV NHK, a apuração parcial das urnas diz que a coalizão do partido já conquistou 264 cadeiras do parlamento do Japão, enquanto o governo atual garantiu apenas 74 cadeiras.

São necessárias 241 cadeiras para se obter a maioria no parlamento do país. O primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, disse em entrevista coletiva neste que se responsabiliza pela derrota do Partido Liberal Democrático nas eleições .

Aso também assinalou que vai deixar a liderança do partido. Segundo a Reuters, uma pesquisa de boca-de-urna realizada pela emissora de TV local Asahi mostra que o partido de oposição no país deve ficar com 315 das 480 cadeiras do parlamento do país. A projeção está próxima de outras pesquisas de boca de urna e condiz com as pesquisas de opinião realizadas ao longo da campanha.

Uma vitória da oposição acabaria com quase 54 anos ininterruptos do conservador Partido Liberal Democrático no poder. O Partido Democrático já começou a comemorar com aplausos e gritos de "banzai" (longa vida, em japonês) sua vitória nas eleições. Com a tradicional reverência de agradecimento usada no Japão e mãos para o alto, os candidatos da principal força opositora receberam as pesquisas e os primeiros resultados favoráveis divulgados pelos meios de comunicação local. Essa é uma derrota importante para Taro Aso, atual primeiro-ministro do país e membro do Partido Liberal Democrático, que está com baixíssimos índices de aprovação.

O ocupante do cargo de primeiro-ministro é escolhido pelo parlamento e, no caso da eleição do Partido Democrático, deve ficar com seu líder, Yukio Hatoyama. Processo eleitoral Os japoneses têm a possibilidade de eleger, nestas eleições, 480 representantes na Câmara dos Representantes.

Desse total de cadeiras, que se renovam em pleito a cada quatro anos, 300 serão preenchidas por votação nominal e as 180 restantes serão distribuídas proporcionalmente em listas partidárias. Um candidato pode se apresentar ao mesmo tempo à votação nominal e proporcional. No dia do pleito, cada eleitor vota duas vezes: num dos candidatos e numa lista apresentada por um partido político de sua zona regional.

A idade mínima para votar é de 20 anos. Concorrem 1.374 candidatos que deverão ser escolhidos por cerca de 103 milhões de eleitores. Os deputados são eleitos por um período de quatro anos e são encarregados de escolher o primeiro-ministro entre os eleitos do Parlamento, em geral os líderes dos partidos. As últimas legislativas para a Câmara dos Representantes do país ocorreu em 2005. O índice de participação então foi de 67,5%. O Partido Liberal Democrático é maioria na Câmara atual, com 334 deputados com o seu aliado, o Novo Komeito (budista). Principal sigla da oposição, o Partido Democrático conta com 112 deputados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES