Órgãos do Governo passarão por treinamento da CGE-PI para implementar Lei de Acesso à Informação

População piauiense vai poder encaminhar pedidos de informações sobre o Estado através de uma página na internet.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Controladoria Geral do Estado (CGE-PI) lançou na manhã desta sexta-feira, 30, durante o evento de comemoração pelos 10 anos de criação do órgão, o site e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão), que permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso a informação, através da internet, para órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

O site só deve estar disponível para a população dentro de 20 dias, já que todos os órgãos do Estado passarão antes por treinamentos ministrados pela CGE-PI. O e-SIC foi desenvolvido pela CGE-PI e pela Unitec (Unidade de Tecnologia da Informação da Sefaz). De acordo com o Controlador Geral do Estado, Darcy Siqueira, o e-SIC vai facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas.

O auditor governamental na área de Tecnologia da Informação, Márcio Barros acrescentou que o site tem formato e ferramentas simples, para tornar descomplicado o acesso do cidadão. ?Os órgãos precisam ser treinados para receber e dar retorno aos pedidos de informação, o que deve acontecer em cerca de 20 dias?, disse Barros.

O site de acesso à informação atende o Decreto estadual n° 15.188/2013, que regulamenta a lei federal N° 12.527/2011, dispondo sobre o acesso à informação, no âmbito do Poder Executivo estadual. Segundo a nova legislação, deve ser criado o Serviço de Informação ao Cidadão em todos os órgãos e entidades do Governo Estadual e competirá ao SIC o atendimento presencial ou eletrônico das solicitações de informações feitos pelo público. O pedido poderá ser feito pessoalmente, por telefone ou por formulário padrão a ser disponibilizado na página do serviço na internet.

A regulamentação entrará em vigor em 120 dias a partir da publicação, ou seja, no dia 23 de setembro. Durante o evento foi lançada a cartilha ?Entenda a Lei de Acesso à Informação? e o Manual do Gestor Público-Módulo Tributário. O Controlador Geral Darcy Siqueira também destacou o apoio do Governo do Estado às ações de controle interno.

?Reconhecemos a importância que o governador Wilson Martins deu à Controladoria, pois temos cadeira permanente em todas as reuniões setoriais, auxiliando diretamente na prevenção de falhas. Nos deram grandes atribuições e também grandes responsabilidades. O desafio agora é representar tão bem o trabalho já feito pelos nossos antecessores?, frisou Darcy Siqueira, lembrando que está prevista para novembro a mudança da sede da CGE-PI do Centro Administrativo para um novo prédio que está em fase de construção, onde o órgão funcionará no mesmo local da Agência de Tecnologia da Informação (ATI).

O secretário estadual de Governo, Wilson Brandão, esteve presente no evento, e destacou o papel da CGE-PI, de acompanhar e orientar a gestão orçamentária, administrativa, financeira e contábil dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual, priorizando a prevenção de irregularidades, através da implantação de controles. O ex-Controlador Geral da CGE-PI, e atual presidente da Agespisa, Antônio Filho, lembrou que o governador Wilson Martins apoiou diretamente a transparência pública ao permitir que a Controladoria atuasse em áreas onde antes haviam dificuldades de fiscalização.

O evento contou ainda com um balanço das gestões passadas da CGE-PI, feito por Antônio Gomes das Neves, ex-Controlador Geral do Estado e pela Auditora Governamental Maria do Amparo Esmério Silva, ex-Controladora Geral do Estado. O assessor técnico Paulo Marcondes Caldas Lopes fez uma apresentação da cartilha ?Entendendo a Lei de Acesso à Informação?.

A Controladoria Geral do Estado é o órgão central de controle interno do Poder Executivo estadual. Foi criada através da Lei Complementar nº 28, de 09 de junho de 2003. É um órgão de assessoramento direto ao governador do Estado em matérias de controle interno e auditoria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES